Benefícios que alavancam os negócios

4 de jul de 2014

Além das atividades e serviços já prestados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), a entidade tem inúmeros planos para o empresário mineiro deslanchar nos negócios. Mas para a manutenção e desenvolvimento desses planos, as Contribuições Patronais exercem papel fundamental para a sustentabilidade de suas ações, bem como de toda a organização.

É por meio do recolhimento anual da contribuição que a Fecomércio MG reivindica melhorias para o empresariado mineiro e disponibiliza, através de seus departamentos técnicos e convênios firmados, importantes benefícios para as empresas representadas.

Desde 1938, no cumprimento de sua missão constitucional, a Fecomércio MG coordena, defende os interesses e busca a valorização social e econômica das empresas do comércio de bens, serviços e turismo de Minas Gerais, exercendo sua representação legal perante os poderes constituídos e a sociedade. A Contribuição é o subsídio que fortalece a entidade
como legítima representante da classe comercial, junto às três instâncias do poder público: municipal, estadual e federal.

As entidades sindicais, por determinação legal, desenvolvem função social, estando entre seus objetivos institucionais as negociações para celebração de convenções coletivas, a assistência jurídica, cursos de qualificação, convênios dentre outros e, para consecução desses objetivos são necessários os
recursos, pois a lei não pode obrigar às entidades a tal função sem lhes assegurar os meios.

O recolhimento das Contribuições Patronais permite a Fecomércio MG prestar inúmeros serviços à classe empresarial diretamente ou através dos contadores, destacando-se os seguintes:

Departamento Jurídico
O Departamento Jurídico da Fecomércio MG possui corpo técnico especializado, que orienta e assiste ao empresariado mineiro do comércio, da prestação de serviços e do turismo, a nível de consultoria e assessoria nas seguintes áreas:
• Tributária, Fiscal e Previdenciária
• Trabalhista
• Civil e Comercial
• Certidão de Exclusividade, necessária na dispensa de licitações públicas emitida pelo Departamento Jurídico.

Departamento de Economia
Através de corpo técnico altamente capacitado, o Departamento de Economia orienta e assiste o comércio mineiro de bens, serviços e turismo por meio de diversas ferramentas e serviços. Veja algumas das atividades:
• Análise estratégica / Consultoria econômica.
• Análises de conjuntura econômica regional e nacional.
• Pesquisas, sondagens de opinião, estudos, pareceres e relatórios de interesse empresarial.

Convênios
O pagamento da Contribuição Confederativa permite aos representados da Fecomércio MG, o acesso e a contratação de diversos serviços com condições diferenciadas.

Unimed-BH:
A parceria com a Unimed-BH propicia o acesso dos empresários representados, sua família e funcionários ao plano de saúde, com condições e preços especiais.

BDMG:
Como correspondente bancário do BDMG, a Fecomércio
MG disponibiliza linhas de crédito com as melhores taxas do mercado para as micros e pequenas empresas e cooperativas.

Certificados Digitais:
A Fecomércio MG, credenciada à Certisign, oferece aos empresários validação de certificados digitais com preços diferenciados, presencial na AR ou em domicilio, o que garante o acesso a todos os benefícios dessa nova tecnologia.

Além dos benefícios citados, a Fecomércio MG possui assessoria em comércio exterior, dentre outras ações que buscam fortalecer o comércio de bens, serviços e turismo.