Curso de Gestão de Compras e Estoque

Página Inicial / Cursos / Curso de Gestão de Compras e Estoque

Curso de Gestão de Compras e Estoque

Objetivo

Proporcionar o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam junto as atividades de compra, armazenagem e movimentação de mercadorias, a fim de otimizar o fluxo de compra, o processo produtivo, a venda e consequentemente os resultados da empresa.

Curso presencial com vagas limitadas.

Data: de 20/10 à 31/10/14
Horário: 18h45 à 21h45
Carga horária: 30h
: Gratuito
Local: Rua Curitiba, 561 / 3º andar – Centro – Belo Horizonte

Conteúdo programático

Administração de Materiais

• Plano de Produção; Previsão de Demanda; Método da Média Móvel Simples; Método da Média Móvel Ponderada; Regressão linear simples; Programação de Materiais; MRP – Materials Requirement Planning; JIT – Just-in-time; Kanban.

Compras

• Funções de compras; Tipo de compras; Ciclo da atividade de compras; Recebimento da Ordem de compra; Pesquisa dos fornecedores; Consulta e recebimento das cotações; Negociação com os fornecedores; Avaliação das cotações e tomada de decisão; Emissão do documento contratual; Diligenciamento; Condições de compra; Preço; Quantidade; Prazo; Frete; Condições de pagamento; Qualidade; Especificação do item de compra; Inspeção e controle da qualidade; Cadastro de fornecedores e avaliação de desempenho; Negociação; Compra de serviços; Terceirização; Indicadores de desempenho para o processo de compras; Aspectos tributários na operação de compras; Organização da área de compras; Centralização e descentralização de compras; Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

Recebimento e Inspeção de Materiais

• Introdução; Recebimento de materiais; Inspeção de recebimento.

Gestão de Estoques

• Introdução; Política de estoques; Tipos de estoques; Instrumentos de controle do estoque; Estoque de Segurança (ES); Ponto de Ressuprimento (PR) ou Ponto de Pedido; Lote Econômico de Compras (LEC); Curva ABC; Indicadores de desempenho da gestão de estoques; Nível de serviço (NS); Giro de estoque (GE) ou rotatividade do estoque; Taxa de cobertura (TC); Diferença de inventário (DF); Almoxarifado e deposito; Lay-out; Sistemas de armazenagem; Codificação e cadastramento de materiais; Codificação de materiais; Cadastramento de materiais no sistema de estoque; Estoque de materiais perecíveis; Inventário; Saúde e segurança na área de estocagem; Aspectos ambientais na área de estocagem.

• Ensino Médio Completo.
  • Mínimo 18 anos.
  • Experiência comprovada na área de compras, controle de estoques, almoxarifado ou logística.

Para mais informações

Comercial
Email: comercial@fecomerciomg.org.br

Inscrições encerradas

As inscrições para o curso foram encerradas.