Endividamento do Consumidor – Julho de 2014

Página Inicial / Pesquisa / Pesquisa do Consumidor / Endividamento do Consumidor / Endividamento do Consumidor – Julho de 2014
Após um histórico de endividamento crescente, o público mineiro começou a se planejar melhor para colocar as dívidas em dia. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento do Consumidor (PEC), realizada pela Fecomércio MG com 390 belorizontinos. Segundo o estudo, realizado entre 22 e 25 de julho, o endividamento apresentou um recuo de 2,2% em relação ao mês anterior. Do total de entrevistados com contas pendentes, 60,7% planejam saldá-las em até 90 dias, índice superior ao apurado na última análise (56,7%).

De acordo a analista de pesquisas da Fecomércio MG, Luana Oliveira, a intenção de quitá-los em curto prazo representa um cuidado com o cadastro negativo, o chamado “nome sujo”. “Isso garante manter os serviços em dia e, principalmente, evitar o pagamento de juros exorbitantes”, afirma. No entanto, os comerciantes ainda precisam ter cautela, alerta Luana. “Apesar da melhoria de alguns números, ainda houve um aumento de 0,6% no número de consumidores inadimplentes”.

Formas de pagamento

O cartão de crédito é o líder das prioridades de pagamentos, com 71,5% das respostas obtidas na pesquisa. Os benefícios gerados pelo cartão – que se estendem da conveniência e agilidade nos processos de compras até o posicionamento social – garantem a preferência dos consumidores. “Devido à ampla aceitação desse instrumento, nos dias de hoje, não pagá-lo significa estar fora do mercado de consumo. Assim, priorizar o pagamento do cartão, na totalidade ou parte, ainda que incorrendo em juros mais elevados, garante à pessoa continuar ativa no mercado de consumo e, em especial, a ter acesso ao crédito”, explica Luana.

A pesquisa aponta, ainda, que os compromissos financeiros absorvem entre 10% e 30% da renda familiar de 34,3% dos entrevistados. Já os consumidores que afirmaram ter entre 31% e 50% de sua renda comprometida correspondem a 31,9% do total de entrevistados.

Postagens Recentes