Consumo consciente – saiba mais

17 de out de 2014

A escassez da água nas últimas semanas tem levado à reflexão sobre a necessidade do consumo consciente. Uma questão que precisa ser lembrada sempre e adotada como prática diária por cada um de nós. Em nossas casas, em nossas empresas e em qualquer lugar que frequentarmos são as atitudes simples, mas valiosas, que irão contribuir para evitar o desperdício dos recursos naturais e para transformar as ações sustentáveis em rotina.

A Fecomércio MG tem incentivado práticas sustentáveis para que todos da empresa se empenhem nessa causa. A distribuição de cartazes com frases que lembram sobre a necessidade de apagar a luz e desligar o ar condicionado, imprimir documentos só quando for realmente necessário, abrir a geladeira quando já souber o que deseja retirar de lá e fechar bem a torneira após utilização, são alguns desses incentivos.

Abaixo, seguem mais alguns princípios básicos para serem aplicados em sua rotina empresaria e pessoal:

• Destino certo ao lixo: quando o lixo ganha destino certo e correto, o meio ambiente é beneficiado e você contribui para a geração de mais empregos.

• Consumo consciente: trabalhe com fornecedores que possuem responsabilidade ambiental, tanto na produção das mercadorias, quanto na política de suas empresas.

• Contribua e aceite novas ideias: sempre que possível implante ideias inovadoras de sustentabilidade. Deixe o espaço aberto para que seus colaboradores também possam contribuir com novas ideias de economia e consumo sustentável.

• Compreenda: consumo consciente não é moda, é uma necessidade, é questão de economia e preservação dos recursos naturais.

• Reflita: Defina estratégias sustentáveis e coloque-as sempre em pauta. Mude a postura e a forma de economizar, sempre que necessário.

Não vamos esperar situações críticas para mudar nosso comportamento. Mude de postura você também, em sua empresa e em sua casa.