Estabilização da taxa de desocupação

1 de out de 2014

A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do mês de agosto, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou aumento da taxa de desocupação. O aumento não foi significativo: passou de 4,9% no mês de julho para 5,0% no mês de agosto. Em relação a agosto do ano passado, houve uma ligeira redução dessa taxa.

Esse dado representa estabilidade na taxa de desocupação, segundo o economista da Fecomércio Juan Moreno de Deus. “O aumento foi de apenas 0,1 ponto percentual. Com a chegada das épocas festivas do segundo semestre, a tendência é que taxa de desocupação diminua”.

A população economicamente ativa (PEA) aumentou 0,9% em relação ao mês de julho. Em comparação com agosto de 2013, esse indicador ficou estável. Já o nível de ocupação se manteve no mesmo patamar, com 53,3% no total das seis regiões investigadas. Porém, em relação a agosto do ano passado, o indicador reduziu 0,9 pontos percentuais.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado não variou termos mensais e anuais. O valor estimado foi de 11,8 milhões no total das seis regiões pesquisadas.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?