Neuromarketing nos negócios

16 de out de 2014

A cada dia cresce o investimento em técnicas e estudos que pretendem melhorar o nível de assertividade das campanhas de Marketing. Um desses campos de estudos, o Neuromarketing, vai ainda mais fundo, para entender o comportamento do consumidor. Vamos falar um pouco sobre ele.

O que é o Neuromarketing?

O Neuromarketing é um campo de pesquisa que tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor quando este é colocado diante de estímulos do Marketing.

Como funciona essa análise?

Essa análise visa entender os desejos e motivações dos consumidores e as emoções vividas durante o consumo de determinado conteúdo publicitário, por exemplo. Com aparelhos de ressonância magnética, os especialistas avaliam as reações do consumidor e traçam as atividades cerebrais, as formações de sinapses e reações diante daquele determinado produto ou campanha.

Utilizando equipamentos que analisam a atividade do cérebro e o movimento dos olhos, por exemplo, é possível perceber para onde o consumidor direciona o olhar e qual “campo emocional” está sendo ativado naquele exato momento em que ele é colocado diante de um produto, embalagem, cartaz, vídeo, etc. Essas análises são o ponto de partida para entender onde é possível melhorar e também quais pontos estão sendo eficazes no objetivo de comunicação.

De que forma o Neuromarketing contribui, efetivamente, para os negócios?

São várias as vertentes que atuam dentro das pesquisas de Neuromarketing. Vamos destacar aqui o Marketing Sensorial. A técnica que visa  trabalhar com cinco sentidos do corpo humano, juntos ou separados, pode ser  eficaz na hora cativar a atenção e a lembrança do consumidor.

Olfato e paladar: Quando um produto possui um cheiro próprio, e um sabor exclusivo, por exemplo, ele tem maior probabilidade de ser lembrado, posteriormente.

Visão: As cores, por sua vez, merecem um estudo à parte. O Mc Donald’s, por exemplo, utiliza a cor vermelha que, além de chamar a atenção, causa o desejo de comer, no consumidor.

Audição: O “chiado” inconfundível de um refrigerante sendo aberto, o barulho crocante da batata que está sendo degustada. Todos esses sons causam o desejo de consumir esses produtos, que ficam gravados nas lembranças.

Tato: O tato é um importante meio de comunicação entre os humanos. Os humanos gostam do toque. Por isso, as pessoas buscam produtos que causem sensação de bem estar e conforto, quando tocados. Isso serve para roupas, alimentos, sapatos, móveis, acessórios e para todos os campos em que essa técnica possa ser utilizada.

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