Oportunidades no setor turístico

23 de out de 2014

A consultoria, de uma forma ampla, é o fornecimento de determinada prestação de serviço por meio de um profissional qualificado com conhecimento em um determinado tema. As empresas de consultoria, que surgiram para aprimorar negócios e ajudar a fomentar o mercado, também estão presentes no setor turístico. No Brasil, existem consultorias especializadas em diversas segmentações turísticas. Esse tipo de trabalho gira em torno de diagnosticar, orientar e viabilizar ações que promovam destinos, gerando desenvolvimento social, econômico e cultural.

Algumas das primeiras etapas do serviço de consultoria em turismo são realizadas por meio do levantamento de informações e formulação de diagnósticos. Dessa forma, o uso da tecnologia da informação tem sido um diferencial, por meio da qual é possível dinamizar os processos de pesquisa e planejamento, aproximando consultores e clientes.

Para Minas Gerais, esse segmento pode ser uma oportunidade de negócios. De acordo com o Núcleo de Turismo da Fecomércio MG, no cenário mineiro, existem poucas empresas prestadoras de consultoria. Com o processo de internacionalização do estado, que se intensificou com a Copa do Mundo, há uma necessidade crescente de mais empresas nesse ramo, principalmente para atender a próxima demanda internacional: as Olimpíadas de 2016.

Articulação entre setores

As empresas de consultoria frequentemente atuam no desenvolvimento do turismo em cidades nas quais não há uma política pública voltada para esse setor. Nesse caso, atuam promovendo o entendimento entre o poder público, privado e as organizações. Dessa forma, tais organizações desempenham um papel muito importante dentro da cadeia produtiva do turismo, pois, por meio de ações que englobam o planejamento estratégico, desenvolvimento e gestão de projetos setoriais, educação empreendedora, qualificação profissional e empresarial e marketing, são capazes de suprir uma lacuna do poder público na administração das localidades.