Workshop Sincofarma – Missão Guadalajara

13 de out de 2014

Evento apresentou inovações da área farmacêutica

O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sincofarma Minas) promoveu um workshop para seus representados, no dia 2 de outubro, no auditório do Senac. O objetivo foi debater a missão empresarial realizada para Guadalajara – México em setembro deste ano, e para apresentar outros temas como rastreabilidade de medicamentos e alterações na lei da micro e pequena empresa.

Na ocasião, o vice-presidente do sindicato, Rony Anderson de Andrade Rezende, ressaltou que os empresários devem ficar atentos às palestras que o Sincofarma promove em parceria com o Sistema Fecomércio, pois são assuntos que interessam e fortalecem o segmento farmacêutico.

Medicamentos

O executivo da T2 Software, Rodrigo Klein falou sobre a rastreabilidade dos medicamentos. Segundo ele, no momento da produção deve existir um registro dessa unidade nos sistemas da indústria e posteriormente deve ser acrescida a informação do destino daquela unidade no momento da venda. “Isso evita a falsificação dos medicamentos”, afirma.

“Com a utilização do código 2D Datamatrix, é possível incluir maiores informações em um espaço reduzido, como, o lote, validade, Número Global de Item Comercial (GTIN) e o serial único”, explica.

Tendência do varejo farmacêutico do México

O economista Nelson Barrizzelli apontou suas percepções sobre o mercado mexicano. Segundo o doutor em administração de empresas, os canais de distribuição no México são variados: farmácias especializadas em genéricos e similares; especializadas em medicamentos com poucas alternativas adicionais;  modelo americano; farmácias localizadas em supermercados; áreas dedicadas a produtos de conveniência; farmácias containers e itinerantes.

Mudanças no Simples Nacional

Uma das apresentações do Workshop do Sincofarma foi a palestra sobre as Modificações no Simples Nacional provenientes da Lei Complementar, ministrada pelo advogado da Fecomércio MG, Marcelo Morais. O objetivo foi mostrar as principais mudanças que irão impactar o exercício da atividade do empresário. Clique aqui para mais informações.