A importância da evolução na contabilidade

21 de nov de 2014

A contabilidade é uma das profissões mais antigas do mundo e também uma das mais importantes para a manutenção do sistema econômico. Desde os primórdios, é possível perceber a necessidade de obter informações precisas sobre o patrimônio e as finanças – daí sua essencialidade.

Com a abertura do comércio internacional e o processo de integração econômico mundial, o contabilista se tornou mais importante. Prova disso é que, em 2007, o país adotou as Normas Internacionais de Contabilidade para acompanhar todas as mudanças econômicas da época.

A era digital também trouxe novos sistemas, que tornaram os processos contábeis mais ágeis e eficientes, promovendo interação e integração das informações. Isso contribuiu para a tomada de decisões assertivas. Essa modernização é fundamental, pois, se o mundo está em constante evolução é necessário que a contabilidade acompanhe todo esse processo para continuar contribuindo.

O eSocial, por exemplo, vai mudar a forma como as empresas brasileiras lidam com as obrigações fiscais atualmente. O sistema, que pretende unificar o envio de todos os dados, de forma eletrônica, põe fim ao acúmulo de papéis, diminui a burocracia e aumenta a celeridade nos processos que envolvem a apresentação destes documentos.

A evolução contribui para a melhoria dos processos. A contabilidade também está inserida nesse cenário.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?