Novembro será marcado por liquidações

20 de nov de 2014

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Quem se programar para fazer as compras de Natal com antecedência ainda pode encontrar boas oportunidades neste mês. De acordo com a Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista de Belo Horizonte, realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, 70,7% dos empresários farão promoções em novembro, otimizando o poder de compra do consumidor, que poderá desfrutar da combinação de preço e qualidade.

“A competição acirrada, típica do comércio varejista, tem exigido uma postura estratégica na definição da política de preços e promoções. Tem sido decisiva a criatividade na conquista do consumidor, seja por meio do atendimento e do mix de produtos, ou de novos canais de comercialização como a internet, as vendas diretas e as compras coletivas”, destaca Gabriel de Andrade Ivo, economista da Fecomércio MG.

Expectativa otimista

O mês de novembro deve seguir a tendência de aquecimento do comércio identificada pelos empresários no mês anterior. Para 46,5% dos entrevistados na pesquisa da Fecomércio MG, as vendas de outubro foram melhores que as de setembro; 35,7% identificaram igualdade entre os meses; e 17,8% consideraram que outubro apresentou queda nas vendas em relação a setembro. Os segmentos nos quais os entrevistados mais identificaram melhora no faturamento de outubro em relação a setembro foram vestuário (11,4%), calçados e artigos de viagem (4,2%) e hipermercados e supermercados (3,9%).

A projeção para novembro é de novo crescimento do faturamento em relação a outubro para 56,1% dos entrevistados. Apenas 7,6% esperam queda nas vendas nesse período e 36,2% acreditam que haverá igualdade entre os dois meses. E a tendência deve se manter pelos próximos seis meses: 78,8% dos entrevistados acreditam que o faturamento de sua empresa estará maior em maio de 2015; 18,9% projetam rendimento igual ao registrado atualmente e apenas 2,4% acreditam que o faturamento estará menor em seis meses.

Metodologia

Foram entrevistados pela Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista de Belo Horizonte 374 empresários, entre os dias 10 e 13 de novembro de 2014.[/vc_column_text][mk_button dimension=”flat” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#004d99″ text_color=”light” url=”https://fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2014/11/2014-11-POCV-BH-Novembro-2014.pdf” target=”_blank” align=”center” fullwidth=”false” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]Veja a pesquisa na íntegra[/mk_button][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?