O papel dos bancos no comércio exterior

13 de nov de 2014

Os bancos são agentes que participam de quase todas as etapas de importação ou exportação de produtos. O papel deles é de fundamental importância para garantir a segurança dos pagamentos e recebimentos, além de contribuir para validação da veracidade das informações nas transações comerciais. Abaixo, destacamos algumas dessas participações:

Câmbio: operação obrigatória para todas as operações de comércio exterior.

Financiamento à produção: exportadores que precisam de capital para investir na produção de seus produtos, geralmente contam com os financiamentos oferecidos pelos bancos, de onde sai a maior parte de recursos para este fim.

Financiamento à comercialização: nesse contexto os recursos bancários entram na fase pós-embarque das mercadorias.

Garantias e Avais: para que os compradores obtenham crédito dos fornecedores, os bancos oferecem uma garantia ou aval, que assegura o pagamento da operação. Esses mesmos instrumentos podem ser utilizados como garantia ao comprador que antecipa um pagamento e deseja assegurar a devolução do dinheiro caso ocorra algum problema com o embarque.

Crédito Documentário: muito utilizado nas operações do comércio exterior, trata-se de um compromisso bancário de pagamento que assegura a quitação da operação ao exportador.

Cobrança: Serviço especializado que os bancos oferecem por meio de seus correspondentes.

A Fecomércio MG possui uma equipe de profissionais para assessorar você sobre as melhores práticas nos negócios internacionais. Conte conosco sempre  que precisar.

Fonte: Aduaneiras

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?