Presenteie seu cliente com bom atendimento

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Um tema constantemente debatido por todos que buscam sucesso nos negócios é o atendimento. Por ser um assunto de extrema importância para qualquer comerciário que deseja alcançar sucesso em seu negócio, vamos trazer alguns tópicos que podem te auxiliar nas vendas de fim de ano.

Por que o atendimento é importante?

Porque através dele você consegue se diferenciar dos seus concorrentes e, ao mesmo tempo, mostrar ao cliente que ele é o centro de tudo que a sua empresa faz. O atendimento expressa o modo de ser da sua empresa, agrega valor ao seu produto e define não só se uma venda será concluída, mas se aquela pessoa voltará a comprar de você e se ela fará boas recomendações para outra pessoa do seu negócio.

De que forma posso oferecer um bom atendimento?

Primeiro é necessário analisar alguns pontos:

Adequação: você oferece o que o seu cliente precisa/procura?

Consistência: você transmite confiança nas vendas?

Oportunidade: você aproveita o momento certo para oferecer o produto?

Satisfação: o atendimento ajudou a  encontrar soluções para as necessidades do cliente? Você foi agradável, respeitoso, transmitiu confiança e foi gentil, empático?

Depois de identificar cada um desses pontos fica fácil oferecer um atendimento diferenciado.

Seja excelente em todos os canais.

Lembre-se que você pode ter contato com o seu cliente de várias formas: pessoalmente, por telefone ou via web. Em todas elas é necessário manter o padrão de excelência para reafirmar o compromisso da sua empresa com a qualidade no atendimento. Três pontos que merecem total atenção na hora do atendimento são: o que você diz, de que forma você diz e qual a linguagem corporal você está utilizando naquele momento. Sabendo utilizar cada uma dessas técnicas você conseguirá, facilmente, agradar e surpreender.

Demonstre cuidado e tenha o cliente sempre por perto

Há várias maneiras de tentar compreender quais são as reais necessidades do seu cliente. A primeira delas é saber ouvi-lo com atenção e saber o que perguntar, para obter as informações necessárias que vão ajudar a identificar a melhor solução para o cliente. Não se esqueça de conhecer seu cliente pelo nome e utilizá-lo durante o atendimento.

Aceite críticas e sugestões

Mostre que a opinião do cliente é bem-vinda e deixe claro quais são os canais onde ele pode deixar essa opinião. Utilize as críticas como instrumentos de melhoria nos processos da sua empresa. O melhor cliente que você tem é o que reclama. Aquele que fica insatisfeito e não reclama, não é mais seu cliente.

Não crie falsas expectativas

Cumpra o que prometeu e jamais prometa o que não poderá cumprir. Procure sempre superar as expectativas do seu cliente. Após a conclusão do atendimento verifique o nível de satisfação e identifique o que pode ser melhorado.

Desejamos boas vendas e muito sucesso para você e para sua equipe!

 

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