Capacitando multiplicadores

23 de dez de 2014

Difundir conhecimento e capacitar multiplicadores para fomentar o setor terciário mineiro. Esse é o objetivo da Fecomércio MG, ao divulgar à sociedade os ensinamentos do método “Babson College de Pensamento e Ação Empreendedora”, absorvido por membros da Fecomércio MG e do Sebrae Minas, numa missão internacional realizada em novembro de 2014. Aulas e visitas técnicas foram alguns dos destaques da imersão de quatro dias com os especialistas em empreendedorismo de uma das melhores universidades do mundo, a americana Babson College.

Participantes da missão, como o diretor da Fecomércio MG Bento José Oliveira, descobriram que a forma de empreender e várias questões relacionadas a ela são muito mais parecidas mundo afora do que se pode imaginar. “Algo que impressionou em Babson foi a visão empírica adotada no tratamento e na resolução dos problemas. O treinamento nos mostrou que é preciso colocar a mão na massa e, partir daí, fazer adaptações e ajustes para inovar”, conta.

Outro destaque do método da Babson é o foco na ação prática para resolver problemas. “É preciso identificar o que deve ser feito e agir imediatamente, sem postergar as resoluções”, destaca a diretora da Fecomércio MG Maria Luiza Maia Oliveira.

Resultados

Os funcionários e consumidores da Rede Droganorte, gerida pelo diretor da Fecomércio MG Rony Anderson de Andrade Rezende, já colhem os frutos do conhecimento adquirido na missão. Rony fez questão de colocar em prática os ensinamentos da universidade na empresa e já observa bons resultados com clientes e colaboradores. “O método nos convida para uma reflexão sobre uma quebra de paradigma na relação com nossos clientes e funcionários”, ressalta.

Uma das dicas para essa mudança de comportamento é dedicar pelo menos duas horas semanais para o contato direto com o cliente, por telefone ou pessoalmente, para avaliar o grau de satisfação dele com a empresa. Outra medida interessante é deixar claros aos colaboradores os valores da empresa, estampando-os em todos os lugares da organização, para serem vivenciados constantemente. “Dessa forma, todos vão se policiar frequentemente sobre o cumprimento dessas premissas e verificar se estão agindo com ética, responsabilidade, educação e quaisquer outros valores importantes para a empresa”, conclui.

Workshop

Empresários, advogados, gestores, colaboradores e público em geral prestigiaram, no dia 11 de dezembro, o workshop “Método Babson College de Pensamento e Ação Empreendedora”. O evento foi promovido pela Fecomércio MG e conduzido pelo professor empreendedor Marcos Fábio. O objetivo foi demonstrar as técnicas de gestão aprendidas pelos participantes da missão à Babson.

“Esse workshop segue uma das premissas do Sistema Fecomércio MG, que é difundir conhecimento. Vamos reportar a vocês um pouco do que aprendemos sobre empreendedorismo numa experiência enriquecedora em uma das melhores universidades do mundo”, disse o diretor da Fecomércio MG José Donaldo Bittencourt Júnior, que representou no evento o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos, Lázaro Luiz Gonzaga. José Donaldo frisou que a Federação espera continuar multiplicando esse conhecimento, com a certeza de que ele vai beneficiar a economia mineira e a sociedade como um todo.

Um dos destaques da apresentação de Marcos Fábio foi o painel de debate sobre empreendedorismo em negócios familiares. Ele lembrou que as empresas geridas por membros de uma mesma família são maioria no setor terciário mineiro e que a linha de sucessão é o grande desafio para essas organizações.

De forma descontraída e interativa com o público, Marcos despertou nos participantes a consciência de que eles também podem ser empreendedores, basta acreditar em si mesmo e no próprio potencial de liderança. “Depois dessa palestra, mais de vocês acreditam que podem empreender. Isso é o mais importante”, afirmou.

O palestrante é administrador de empresas e mestre em administração profissional com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. É professor empreendedor pela Babson College em Boston/USA, onde também se qualificou em Inovação & Empreendedorismo. Atua também como palestrante e instrutor de cursos, além de professor de pós-graduação e MBAs.

 * Na foto, diretores, colaboradores  da Fecomércio MG e o palestrante Marcos Fábio participam de workshop sobre o método da Babson College

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?