I Encontro Nacional de Técnicos de Turismo na CNC

19 de jan de 2015

[vc_row][vc_column][vc_column_text disable_pattern=”true” align=”left” margin_bottom=”0″]A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) participou, no dia 17 de dezembro, do I Encontro Nacional de Técnicos de Turismo, realizado na Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio de Janeiro.

O evento foi dividido em dois momentos. Na parte da manhã, representantes de diversas federações do comércio do país apresentaram ações realizadas em 2014 e o planejamento para 2015.

A analista de Turismo da Fecomércio MG, Mariana Lima, representou a Federação mineira e destacou pontos importantes trabalhados na gestão do presidente Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos, Lázaro Luiz Gonzaga. Entre eles estão a criação da Semana do Turismo, que teve mais de 9 mil participantes em 2014, a elaboração e divulgação das 13 pesquisas feitas pela Federação com foco no setor turístico, a participação nas principais feiras de turismo nacionais e internacionais, entre outros.

À tarde, a CNC apresentou a nova estrutura do turismo na entidade, que passará a se chamar Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade. Com mais força, orçamento próprio e mais autonomia, o Conselho será composto por entidades que representam nacionalmente segmentos da cadeia produtiva do turismo antes reunidas na Câmara Empresarial de Turismo.

Essa nova frente em defesa do setor  foi apresentada ao ministro do Turismo, Vinicius Lages, recebido pessoalmente pelo presidente da CNC, Antonio Oliveira Santos, que ressaltou a força do turismo como atividade econômica. “O turismo, hoje, representa um setor extremamente importante no País, principalmente numa época difícil, de adversidades econômicas. Esse é um dos setores que serão menos afetados por essas dificuldades”, afirmou Oliveira Santos.

O ministro do Turismo encerrou o evento destacando que o Brasil precisa de instituições preparadas para enfrentar os desafios e capazes de se adaptar. “Com a aliança que temos no Conselho e com as federações do comércio, faremos muito mais pelo turismo brasileiro. Parabenizo a CNC e todo o Conselho por essa mudança, em um momento importante para o turismo nacional”, afirmou Vinicius Lages.

De acordo com Mariana Lima, o encontro no Rio de Janeiro foi um marco para o setor no país. “Primeiramente porque tivemos representantes de diversos estados reunidos no intuito de compartilhar informações e aprender uns com os outros. Segundo, pois com a criação de um Conselho tão fortalecido como o da CNC, certamente todos os estados brasileiros sairão ganhando, o que fortalecerá ainda mais o turismo no país”.[/vc_column_text][mk_button dimension=”flat” size=”large” outline_skin=”dark” outline_active_color=”#fff” outline_hover_color=”#333333″ bg_color=”#004d99″ text_color=”light” url=”https://fecomerciomg.org.br/produtos-e-servicos/turismo/relatorio-anual-do-turismo/” target=”_blank” align=”center” fullwidth=”false” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]Confira o material apresentado pela Fecomércio MG durante o encontro[/mk_button][/vc_column][/vc_row]