Importância do planejamento para 2015

27 de jan de 2015

O planejamento é a alma de um negócio. Sem ele, as ações de aprimoramento e crescimento podem ficar comprometidas. As empresas da cadeia produtiva do turismo precisam ficar atentas que, além de planejar a médio e longo prazo, é importante acompanhar a curva de demanda e oferta dos serviços e produtos que surgem no decorrer do ano, a chamada sazonalidade.

Lidar com a ela é um dos principais desafios dos empresários do setor. Para um planejamento eficiente é necessário um momento de reflexão, discussão, interação e avaliação interna de forças e fraquezas. Além de identificar as oportunidades de mercado e o perfil da concorrência , é necessária a elaboração de planos e definição de objetivos e metas.

Entre os métodos de esquematizar um plano de ação, podemos destacar o método  5We1H (What, When, Where, Why, Who and How) cuja a tradução é: O que fazer? Por que fazer? Quem fará? Como fará? Onde? Quando?. Esse simples esquema deve ser estruturado para permitir uma rápida identificação dos elementos necessários à implantação do plano ou projeto, bem como seu acompanhamento.

Atentar-se ao perfil dos consumidores, suas intenções e seus desejos é um fator importante na construção de um planejamento empresarial no setor turístico. De acordo com núcleo de Turismo da Fecomércio MG, diversos destinos têm conseguido diminuir a sazonalidade ao criar novos produtos e serviços aos consumidores. É o caso de Belo Horizonte, que tem vocação para o turismo de negócios, mas tem investido no Carnaval como uma forma de movimentar o mercado também no início do ano, que geralmente é de baixa temporada.

O núcleo destaca ainda que essa ação não aconteceria sem um planejamento estratégico eficiente, permitindo que diversos atores da cadeia produtiva saiam ganhando, o que movimenta o fluxo circular de renda na economia da cidade.