Os 8 Ps do Marketing Digital aplicados aos pequenos negócios

30 de jan de 2015

O mundo digital já faz parte da nossa realidade, e as empresas estão cada vez mais conscientes disso. Mas não basta estar apenas conectado. Seja seu negócio pequeno, médio ou grande, é importante ter em mente que o planejamento é essencial para cumprir os objetivos de comunicação e marketing propostos. Veja abaixo uma síntese dos 8 Ps do Marketing  Digital, metodologia elaborada por Conrado Adolpho, que também é o autor do livro com o mesmo nome.

1° P – PESQUISA

Antes de começar o trabalho, é essencial conhecer o seu público e saber como ele se comporta na web. Conheça também seus concorrentes e o trabalho que eles estão desenvolvendo na web (isso se chama benchmarking).

2° P – PLANEJAMENTO

Agora que você já conhece o comportamento do seu público e dos seus concorrentes, planeje as ações para transformar esses canais em uma plataforma de negócios.

3° P – PRODUÇÃO

Depois de planejar, comece a executar, item a item, tudo o que foi definido.

4° P – PUBLICAÇÃO

No 4° P você deve trabalhar para fazer com que o seu conteúdo atinja o público alvo. Isso é possível por meio das técnicas de Search Engine Optimization (SEO). O trabalho de SEO faz com que o seu conteúdo seja encontrado pelas pessoas pelos buscadores (Google, por exemplo). Quanto melhor a posição da sua empresa nas buscas, maior a possibilidade de conquistar clientes online e fazer negócios.

5° P – PROMOÇÃO

É preciso também produzir conteúdos promocionais, com viés viral para atrair a atenção do público. Esse quinto passo é tão essencial quanto os outros, mas precisa ser bem estruturado para que a propagação aconteça de maneira natural.

6° P – PROPAGAÇÃO

Esse ponto consiste em incentivar o seu público a propagar o seu conteúdo de maneira natural, para fidelizar os atuais e conquistar futuros clientes. Isso só é possível com um conteúdo interessante, que inspire confiança e  seja realmente útil para os que o recebem.

7° P – PERSONALIZAÇÃO

A personalização e segmentação são fundamentais para obter sucesso no trabalho digital que a sua empresa produz. Se você vende batatas, por que perder tempo falando de maçãs? Mantenha o foco e conquiste o público certo.

8° P – MENSURAÇÃO

Hora de mensurar os resultados. Está dando certo? Quais sãos os trabalhos que mais agradaram seu público? Quais são os que desagradaram? Qual o aprendizado?

O planejamento não precisa ser uma lei. Ao contrário, deve ser flexível para que você vá se adaptando aos gostos e desejos do seu público, à medida que obtém o feedback.

Boa sorte!