Plano nacional de incentivo ao comércio exterior

29 de jan de 2015

Incentivar as exportações de produtos brasileiros é uma das prioridades para o novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Armando Monteiro. Na cerimônia de posse, realizada no último dia 7 de janeiro, Monteiro disse que o Mdic apresentará, em breve, um plano nacional para alcançar esse objetivo.

Ainda de acordo com o ministro, as medidas contemplarão a superação dos entraves relacionados a financiamentos, garantias e desonerações de exportação, tudo para facilitar o comércio internacional.

Para que o plano seja colocado em prática, o (Mdic) trabalhará em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores, com “uma política de comércio exterior mais ativa”. A proposta é promover a ampliação dos acordos comerciais do Brasil, formando parcerias estratégicas.

Além da Agenda Positiva, nome dado ao pacote de medidas que visam fomentar as exportações de produtos brasileiros, haverá também, segundo o ministro, um conjunto de reformas microeconômicas para reduzir o impacto fiscal. No entanto, ele não detalhou quais seriam essas reformas.

Sobre cenário atual, Monteiro destacou que os “elevados custos, com um sistema tributário complexo” oneram os investimentos em exportações e reduzem a competitividade brasileira. Além disso, ele ressaltou outros pontos que merecem atenção, como a falta de mão de obra qualificada e deficiências na infraestrutura. Todos esses pontos, segundo o ministro, já estão sendo tratados como prioritários em 2015.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?