Dicas para realizar boas vendas durante o Carnaval

6 de fev de 2015

Com a proximidade do Carnaval, é necessário ficar atento a alguns pontos importantes, para não perder oportunidades e evitar transtornos. Confira algumas dicas para fazer boas vendas:

Entenda o seu consumidor:
Conheça o seu público e tente entender quais são suas reais necessidades durante o período de Carnaval. Fique atento a todos os detalhes e tente identificar quais produtos/serviços podem ser explorados nesse período. Não se esqueça do bom atendimento, ponto essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Estoque:
Assim que fizer o levantamento dos produtos que deverão ter maior saída no Carnaval, negocie preços e prazos com os fornecedores. Não é recomendável ter um estoque limitado, mas tome cuidado para não exagerar. A consignação de produtos, se possível, é uma ótima opção para disponibilizar o estoque sem correr o risco de ver o produto ”encalhar” após o Carnaval.

Vendas online:
A sua empresa também vende produtos pela internet? Não se esqueça de que o ambiente virtual precisa estar organizado para que o seu cliente encontre os produtos que procura. Destaque na home page  as categorias que mais têm saída durante o período. Verifique o funcionamento do site, faça testes de navegabilidade e certifique-se de que o site está preparado para atender aos pedidos.

Equipe de trabalho
Caso seja possível (e necessário) reforçar a equipe nos dias que antecedem o Carnaval, verifique isso o quanto antes. Fique atento também às folgas, para que a equipe não fique incompleta nos dias em que mais precisar dela. Confira a programação do bairro para saber se haverá interdição de vias próximas ao seu comércio. Se for necessário, faça um novo planejamento.

Ambientação
De nada adianta tomar todas estas providências se a sua empresa não está no clima. Por isso, não deixe de fazer uma ambientação com o tema Carnaval. Enfeite a loja e as vitrines. Coloque em evidência os produtos que são mais procurados durante esse período. Mas, lembre-se: a ambientação deve estar em sintonia com o conceito visual da empresa. Considere também a caracterização dos funcionários – roupas coloridas e colar de flores, por exemplo – caso esse tipo de ação combine com a sua loja e com o seu público.

Comunicação
Avise com antecedência sobre os horários de funcionamento durante o Carnaval. Assim, você evita transtornos e preserva a imagem do estabelecimento.