Quero minha empresa no Facebook. O que devo fazer?

23 de fev de 2015

Quer colocar sua empresa no Facebook, mas não sabe por onde começar? Seguem algumas orientações que podem ser úteis para começar a dar os primeiros passos. Confira:

1 –    Diagnóstico
Antes de criar uma fan page empresarial e começar a publicar conteúdos é preciso saber quais são seus objetivos ao entrar no Facebook, conhecer bem o seu público e pesquisar o que os seus concorrentes estão fazendo.

2 –   Planeja​​mento
Com todas as informações (objetivos, público e concorrentes) em mãos, você deve agora pensar em uma boa estratégia para alcançar suas metas. Deve também entender um pouco sobre a rede social em questão. O Facebook, por exemplo, não permite publicidade explícita. Esse tipo de publicação não atrai a atenção dos usuários que ali frequentam. Por isso, você pode, sim, falar do seu produto ou serviço, mas de uma forma que seja realmente interessante para o seu público.

O Facebook filtra as publicações para que somente aquelas que realmente são relevantes, para cada perfil de usuário, cheguem até o seu feed de notícias. Daí, se você não dedica tempo para produzir bons conteúdos, poderá não ter bons resultados.

O que planejar?
Conteúdo, periodicidade das publicações, imagens que acompanharão os posts, linguagem utilizada, horários e dias de publicação e direcionamento do público. As publicações terão links? Que tipo de links? Haverá um blog exclusivo para abordar os temas de maneira mais completa ou o visitante será direcionado para outros blogs e portais?

3 –  ​Execução
Quando o planejamento estiver pronto para ser executado, é hora de colocá-lo em prática. Para isso, é preciso ter disciplina e dedicar um tempo exclusivo à produção do conteúdo. Não se esqueça de incentivar a participação do público e de responder a cada usuário. O quanto antes você puder responder, melhor. Mas é importante que essa resposta também seja planejada. Se você não sabe o que responder, consulte.

4 –  Mensuração
Depois de algum tempo trabalhando, é hora de analisar os resultados. O Facebook oferece ferramentas gratuitas na própria fan page com dados estatísticos sobre a evolução da página. Existem ainda  outras ferramentas (gratuitas e pagas) que ajudam a monitorar o que o público fala sobre a sua empresa e seus concorrentes. Mensurar é fundamental para descobrir os erros e acertos. De posse destes dados, você pode moldar o conteúdo e a metodologia de trabalho  para que suas postagens sejam cada vez mais atrativas para os seus fãs.

O ideal é ter um profissional da área (analista de mídias sociais) para cuidar de todo o gerenciamento e produção de conteúdo. Isso não significa, entretanto, que você não deva conhecer e participar de todo o processo e ficar sempre atento às novidades. Afinal, ninguém conhece mais do seu negócio que você mesmo.