A importância da assessoria trabalhista

28 de abr de 2015

O texto de hoje tem o objetivo de alertar sobre a importância de ter ao lado uma assessoria jurídica que oriente a sua empresa em questões trabalhistas, tanto para evitar transtornos quanto para prevenir prejuízos em ações judiciais desta natureza. Confira os benefícios de contar com uma assessoria trabalhista eficiente:

Saúde financeira da empresa

As reclamações trabalhistas são muito mais comuns do que parecem. Se o empresário não sabe lidar com estas questões à luz do que prevê a legislação, corre sério risco de comprometer a saúde financeira da empresa. A reclamação trabalhista é nociva não só à imagem e reputação, mas às finanças e, em casos extremos, pode levar à falência, tamanha a rigidez da Justiça do Trabalho, que autoriza até mesmo a penhora de bens particulares dos sócios a fim de que o pagamento da causa seja resguardado.

Atenção aos detalhes

Os empregados estão cada vez mais informados sobre os seus direitos e mais exigentes a cada dia. Por isso, uma pequena falha – mesmo que não intencional – pode resultar num grande transtorno/prejuízo para os empregadores. Além disso, uma ação movida por um trabalhador contra a empresa serve de incentivo para que os colegas façam o mesmo. A assessoria jurídica trabalhista permite um acompanhamento próximo, que inclui orientações e revisões dos processos, a fim de evitar até mesmo pequenas falhas.

Conhecimento da legislação

Mais do que revisar processos, é preciso saber o que a legislação trabalhista determina. Além disso, é essencial ter profissionais que acompanhem todas as mudanças legislativas que possam atingir – direta ou indiretamente – os procedimentos trabalhistas relacionados ao seu negócio, para que sejam feitas as alterações e adaptações necessárias.

Acordos judiciais e Convenções Coletivas de Trabalho

Ao contar com a assessoria jurídica trabalhista, o empregador também dispõe de orientações em processos de negociação coletiva e sobre o melhor momento para fazer acordos – quando for o caso –, sempre dentro do que prevê a legislação vigente.

A Fecomércio MG oferece a seus associados assessoria jurídica trabalhista personalizada para esclarecer todas as questões inerentes à área e orientar os empresários sobre as melhores práticas. Para saber mais sobre esse serviço, clique aqui.