A origem da sindicalização e sua importância

9 de abr de 2015

Os sindicatos existem para defender os interesses dos segmentos que representam e interceder em favor de seus associados junto às autoridades e órgãos de administração do Estado. Eles também oferecem suporte e informações úteis aos profissionais do setor, além de outros serviços. Mas, como surgiram estas entidades? Por que foram criadas? Confira a seguir:

Origem dos sindicatos

No período mercantilista, ainda na Idade Média, os artesãos já tinham o costume de reunir-se em associações para proteger seus interesses comuns. As corporações de ofício, como eram chamadas, foram as primeiras instituições organizadas, pois já estabeleciam regras e reuniam em um mesmo grupo pessoas que tinham interesses similares.

As entidades sindicais foram consolidadas após a Revolução Industrial, que gerou o trabalho assalariado e, com isso, a necessidade de manter instituições que zelassem pelos direitos e deveres das empresas e de seus funcionários.

O sindicalismo patronal surgiu como uma necessidade econômica e institucional da classe, para atuar em defesa de seus interesses junto aos operários e o Estado.

Importância dos sindicatos

A evolução de ideias e sua organização deu forma aos sindicatos patronais, que atuam como a voz dos empresários em defesa de seus direitos e na luta por melhorias para cada setor. Além, é claro, de servir como amparo nas negociações entre as empresas e seus empregados.

Ao longo da história, a representação patronal influenciou fortemente os interesses das corporações no âmbito político e econômico. O atual desafio é permanecer alerta para zelar pelos interesses econômicos da classe defendida, promovendo assessoria, consultoria técnica, legal e sindical.

É muito importante que cada empresa conheça o sindicato que representa a sua categoria econômica, se informe sobre todos os serviços oferecidos e, mais do que isso, se associe.

A Fecomércio MG disponibiliza aos empresários um formulário para auxiliá-los na identificação do enquadramento sindical do seu negócio.

Baseado no artigo: SOBRE AS ORIGENS DO SINDICALISMO PATRONAL BRASILEIRO