A tecnologia como diferencial no turismo

7 de abr de 2015

A tecnologia tem mudado a forma como os viajantes desfrutam dos destinos turísticos. Hoje, com um computador, smartphone ou tablet conectado à internet, ficou mais fácil planejar e realizar viagens.

Uma pesquisa feita pela empresa de consultoria Phocuswright reuniu informações sobre o mercado de turismo e revela que, em 2014, 35% das compras de viagens no mundo foram feitas on-line, 10% a mais do que em 2011. No Brasil, segundo o Ministério do Turismo (Mtur), a rede é a principal fonte de informações para organizar viagens para 37% dos estrangeiros que visitam o país.

Blogs, aplicativos e redes sociais são os principais responsáveis pelo crescimento do consumo na internet. Por meio deles é possível obter informações sobre o destino, opiniões de outros viajantes, monitoramento de embarques e desembarques nos aeroportos nacionais e internacionais, além de efetuar compras de produtos e serviços para antes, durante e depois da viagem.

Essa nova realidade faz com que os clientes fiquem mais exigentes e a competitividade entre os destinos aumente. Para o Núcleo de Turismo da Fecomércio MG, para melhor se posicionar no mercado, os empresários mineiros devem procurar, a curto, médio e longo prazos, se adequar a essa tendência. Uma boa dica é firmar parcerias com os desenvolvedores de plataformas on-line para criar produtos específicos para suas empresas.