Análise de mercado como bússola para decisões estratégicas

23 de abr de 2015

No planejamento estratégico empresarial, a análise de mercado tem importância indiscutível. Abordamos aqui alguns pontos que a tornam também uma ótima ferramenta para orientar a tomada de decisões. Acompanhe:

Coleta de informações

Não se deve tomar decisões “no escuro”. Para que suas escolhas sejam as mais assertivas possíveis, é necessário ter conhecimento sobre as tendências que afetam direta ou indiretamente a sua empresa. Esse trabalho de monitoramento do mercado e dos concorrentes deve ser feito constantemente.

Metodologia

Não basta ter boa vontade para fazer o trabalho de análise do mercado. É preciso ter à disposição metodologias e ferramentas eficientes para que os resultados apareçam. Por isso, o Sistema de Informações de Marketing (SIM) de um negócio deve ser consistente. O SIM – que inclui pessoas, equipamentos, métodos e procedimentos – tem como tarefa coletar, classificar, analisar, avaliar e distribuir as informações de maneira segmentada, precisa e oportuna para que a equipe de marketing tome as melhores decisões. Mais do que informações internas, o SIM ajuda a acompanhar dados externos que auxiliam no monitoramento da evolução do mercado e na continuidade ao que foi planejado.

Estruturando o SIM

Com a internet, informação é o que não falta. O desafio é filtrá-la para atender aos interesses do seu segmento.

Uma boa forma de fazer com que essa coleta de informações seja bem segmentada é elaborar um questionário para responder às necessidades do seu negócio. Abaixo, seguem algumas sugestões de perguntas que facilitam a filtragem dos principais canais de informações e a identificação de respostas:

Sobre o cliente: Seu perfil (personalidade); onde mora; o que faz; do que gosta; como compra; quando compra (periodicidade e tipos de compras); como usa (os serviços ou produtos); quem o influencia; o que mais procura; o que considera importante; o que lhe dá motivação; como gosta de pagar etc.

Sobre o mercado: Quem são os principais concorrentes e seus diferenciais; como você os avalia; como eles tomam decisões; forças e fraquezas da sua empresa e da concorrência; qual a participação (posição) da sua empresa neste cenário; quais são as oportunidades de mercado; que diferenças existem entre os produtos dos concorrentes e o seu negócio  etc.

Com o monitoramento de mercado constante, sua empresa estará sempre bem informada sobre tendências, mudanças, perspectivas e, o que faz toda diferença, preparada para planejar suas ações com base em números reais, o que torna a possibilidade de acertos bem maior do que a de erros.