Business Model Canvas (BMC) – planejamento estratégico para o seu negócio

9 de abr de 2015

Já ouviu falar do Canvas? O Business Model Canvas, conhecido também como BMC ou apenas Canvas, é uma ferramenta de planejamento que ajuda a organizar o seu modelo de negócio por meio da elaboração de um mapa visual subdivido em nove blocos. Se interessou? Então conheça agora quais são esses blocos e aprenda a fazer o seu:

1. Proposta de valor: O que a sua empresa tem de especial para oferecer aos clientes? Dentro da proposta de valor você deve destacar esse diferencial, com objetividade suficiente para mostrar a exclusividade do seu negócio.
  2. Segmento de clientes: Que clientes são o foco da sua empresa? Esse é o momento de entender as particularidades do seu público.
  3. Canais: Como a sua empresa se comunica com os clientes e leva até eles a sua proposta de valor?
  4. Relacionamento com o cliente: Quais são e de que tipo são os relacionamentos estabelecidos com os clientes da sua empresa?
  5. Atividade-Chave: Quais são as principais atividades a serem trabalhadas para que a empresa consiga entregar a proposta de valor?
  6. Principais recursos: Que recursos são imprescindíveis para que este modelo de negócio funcione?
  7. Parcerias principais: Quais e quem são os fornecedores e parceiros fundamentais para que você consiga cumprir o objetivo proposto para o negócio?
  8. Fontes de receitas: Como essa proposta de valor irá gerar receita para o seu negócio? Quais são as fontes dessa receita?
  9. Estrutura de custos: Quais são os custos/despesas necessários para colocar o seu negócio em pleno funcionamento?

Para quem deseja elaborar o BMC do próprio negócio, a dica é utilizar um quadro grande e, com sua equipe de trabalho, responder às questões (como em um brainstorm, colando post-its em cada área). Você também pode fazê-lo sozinho ou com seu(s) sócio(s).

O SEBRAE oferece um manual em PDF e um programa para desktop, além de um aplicativo gratuito disponível para iOS, que auxilia na construção dessa ferramenta. Clicando aqui você também encontra uma ferramenta compartilhada por Alain Fagot Béarez, no Google Docs, que ajuda a elaborar o seu próprio modelo de negócio. Basta salvar uma cópia e começar a usar.

Bom trabalho e sucesso em seus negócios.