O marketing em tempos de crise

22 de abr de 2015

A palavra “crise” carrega consigo um peso que, muitas vezes, pode ser bem mais prejudicial do que a própria crise em si. A seguir, destacamos alguns pontos que precisam ser analisados antes de se reduzir investimentos nessa área, que tem importância vital para a saúde financeira da sua empresa.

Oportunidade e incentivo ao consumidor

Se as pesquisas indicam que o consumidor está cauteloso e, por isso, compra menos, a falta de incentivo, de campanhas e de argumentos que o convençam sobre o valor do seu produto ou serviço fará esse medo aumentar. O marketing exerce um papel fundamental principalmente em momentos como esse, pois, se o consumidor não vê o seu produto e não se inteira sobre os benefícios dos seus serviços, é pouco provável que ele o procure espontaneamente.

Espaço livre para se destacar

O senso comum mostra que não é só o consumidor que age com cautela. Nas empresas, o setor de marketing é um dos que mais sofrem devido ao corte de recursos em tempo de instabilidade econômica. Se analisar sob outro ângulo, contudo, você perceberá que o caminho está livre e que esse pode ser um bom momento para a sua empresa se destacar entre os concorrentes. Uma campanha bem planejada e bem segmentada pode ser uma ferramenta para impulsionar as vendas. Pense nisso.

Novas estratégias de mercado

Momentos de crise também deixam espaço livre para novas ideias. Aqui, aparece uma nova oportunidade para repensar o planejamento estratégico do marketing. Quem sabe essa não era a força que você precisava para redescobrir seu modo de se comunicar com o público? Incentive sua equipe de marketing a usar a criatividade com os recursos e ferramentas disponíveis. Você pode se surpreender com os resultados.

Cases que comprovam os argumentos deste texto

Empresas como Danone, Valle, Renault e Wal-Mart Brasil investiram maciçamente em marketing e em lançamento de produtos em momento de pouca expectativa de crescimento econômico. Todas elas comprovaram que os momentos de crise podem ser, sim, grandes impulsionadores para as marcas e oportunidades excelentes para crescer e se destacar entre as demais. Saiba mais clicando aqui.