Gestão responsável do turismo

20 de maio de 2015

O seminário “Caso de sucesso: o sistema de gestão do turismo implantado em Bonito (Mato Grosso do Sul)”, foi realizado no dia 14 de maio para promover o desenvolvimento socioeconômico e o intercâmbio de experiências bem-sucedidas. O evento foi organizado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) em parceria com a Secretaria de Turismo de Minas (Setur).

As palestras foram ministradas pela secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Ferreira Salvadori, e pelo presidente da Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região (Atratur), Marcos Dias Soares, que também preside o Conselho Municipal de Turismo de Bonito (Comtur). Ambos abordaram a gestão e a comercialização do destino turístico do município, além da interface entre o poder público e a iniciativa privada.

A cidade sul-mato-grossense, eleita como melhor destino de ecoturismo responsável do mundo com o prêmio internacional World Responsible Tourism Awards, recebeu cerca de 470 mil visitantes em 2014. O sucesso deve-se às diversas diretrizes e ferramentas que norteiam a prática responsável do turismo, que consideram a conservação ambiental, o apoio aos turistas e a qualidade de vida da população local.

Estiveram presentes representantes do Sistema Fecomércio MG, diversas autoridades do trade turístico e do poder público de Minas Gerais. O Núcleo de Turismo da Fecomércio MG considerou o evento um importante instrumento de troca de informações, experiências e exemplos que podem ampliar as possibilidades de planejamento participativo da atividade turística no Estado.

Exemplos e iniciativas
Bonito é também referência pelo Voucher Único, sistema que permite a reserva e a compra de passeios turísticos de forma unificada. O mecanismo, implantado no município há 20 anos, possibilita controlar a quantidade de visitantes e vendas para os passeios, considerando a capacidade de carga do atrativo e protegendo o meio ambiente. Além do organizado acesso e ingresso de usuários, o voucher confere transparência à arrecadação de tributos.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?