Inovação favorece empresas do trade turístico

1 de jul de 2015

O turismo é uma atividade que funciona em sinergia com diversos setores e é influenciado, direta e indiretamente, por variados nichos de mercado. Assim, para lidar com o atual contexto econômico brasileiro, avaliação, adaptação e inovação devem ser as palavras de ordem para as empresas do trade turístico.

Para o Núcleo de Turismo da Fecomércio MG, é importante, neste momento, revisar e analisar os objetivos e as metas que, geralmente, são traçadas pelos empresários no início do ano, levando em consideração o contexto do mercado e apostando na inovação e criatividade.

Durante a análise de mercado é preciso estar atento, principalmente, na economia do país e do mundo e como isso influencia o comportamento dos viajantes. Nesse sentido, aproveitar as ferramentas tecnológicas – algumas gratuitas – é uma boa opção.  A inserção da empresa nas redes sociais, por exemplo, é uma forma de aumentar a visibilidade do negócio no mercado e pode ser utilizada para estreitar o relacionamento com o cliente, usando as opiniões desse público para adaptar ou criar produtos e serviços inovadores.

Outra dica é a constante melhoria da qualidade de serviços, processo que começa na seleção dos colaboradores da empresa. Os profissionais capacitados, proativos e que entendam do negócio propiciam aos clientes um atendimento de qualidade. Tais fatores podem fazer da empresa referência no mercado e garantir a fidelização dos consumidores.