Benefícios do patrimônio cultural para o turismo

8 de set de 2015

Em Minas Gerais, o turismo, a cultura e o patrimônio estão diretamente relacionados. O turismo cultural no Estado – que se destaca pelas cidades históricas, costumes, festas e gastronomia – gera renda, empregos e ajuda na promoção e conservação do patrimônio cultural dos destinos. De acordo com o Observatório de Turismo de Minas Gerais, o turista motivado pela cultura permanece 3,8 dias em Minas e gasta, em média, R$ 614 durante a estadia. Conhecer e discutir o patrimônio são medidas fundamentais para as empresas da cadeia produtiva do turismo, segundo o Núcleo de Turismo da Fecomércio MG.

A 5ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural destaca-se como um palco para o diálogo sobre o contexto turístico do patrimônio, com a temática “Cidades, Regiões e Patrimônio”. O evento, realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), abrange mais de 500 municípios e é voltado para as ações de promoção e  preservação do patrimônio cultural mineiro.

A Jornada, realizada entre 17 de agosto e 30 de setembro, conta com diversas atividades gratuitas, como seminários, oficinas, exposições, feiras, festivais, apresentações musicais e de teatro, visitas guiadas a bens culturais e ações de educação patrimonial. Para o Núcleo de Turismo, o evento trará benefícios ao Estado, pois promove a discussão sobre a temática e fomenta o turismo nas cidades participantes.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?