Cronograma da qualificação cadastral do eSocial

10 de set de 2015

O Governo Federal, desde o ano de 2013, está desenvolvendo mais uma ferramenta para receber as informações que são enviadas pelas empresas, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Um dos problemas que as empresas terão que enfrentar para conseguir enviar as informações por meio do eSocial será a correção dos dados cadastrais dos trabalhadores, como o número do CPF, da identificação social, entre outros. É muito comum, por exemplo, um empregado ter mais de um PIS, fato que irá impedir o envio das informações.

Para facilitar a correção dos dados, está sendo desenvolvido um modulo de consulta para realizar a qualificação cadastral on-line, por meio da qual será possível verificar se o número de identificação social – NIS e o cadastro de pessoas físicas estão aptos para serem utilizados no eSocial.

Dessa forma, o Comitê Gestor do eSocial, por meio da Resolução nº4, de 20 de agosto de 2015, definiu o cronograma de implantação da consulta da qualificação cadastral on-line, que se dará da seguinte forma:

I – para empregadores/empregados domésticos: a partir de 31/08/2015;

II – demais obrigados ao eSocial: a partir de 01/02/2016.

Os empresários devem ficar atentos à disponibilização da qualificação cadastral para  regularizar os dados de seus colaboradores. Caso contrário, não conseguirão cumprir com as suas obrigações que serão enviadas por meio do eSocial.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?