Desenvolvimento e inclusão no turismo em foco

16 de set de 2015

A transformação de localidades por meio do turismo pode ser uma saída para entraves socioeconômicos. Além de proporcionar boas experiências culturais e sociais tanto para os visitantes quanto para os moradores, o turismo gera empregos e renda para toda a cadeia produtiva envolvida no seu funcionamento, gerando desenvolvimento e inclusão.

No entanto, a atividade só pode trazer tais benefícios quando bem planejada. Para que o setor funcione de forma sustentável, os seus agentes de transformação – a comunidade e o poder público e privado – deverão ser envolvidos com diálogo e compartilhamento de bons exemplos. E esse é um dos objetivos da 3ª Semana do Turismo do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, realizada em Belo Horizonte nos dias 28 e 29 de setembro.

No dia 28, o objetivo é divulgar as iniciativas que estão sendo realizadas no âmbito do desenvolvimento e inclusão do turismo no Brasil e no mundo. O palestrante internacional Júlio Costa Mendes irá compartilhar suas experiências como professor e coordenador de diversas ações voltadas ao desenvolvimento do turismo em Portugal. Já o Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Neusvaldo Lima, apresentará as ações da pasta para subsidiar a formulação dos planos, programas e das ações destinadas ao desenvolvimento e ao fortalecimento do turismo no Brasil.

No painel “Desafios do desenvolvimento e inclusão no Brasil”, no dia 29, com a mediação do coordenador do curso de gastronomia do Senac em Minas, Leandro Pena Catão, palestrantes nacionais e regionais vão expor e debater as experiências do turismo como um propulsor de desenvolvimento e inclusão no Estado. Contará também com a presença do professor Bernardo Cheibub, da Universidade Federal Fluminense, e da representante do Núcleo Gestão de Turismo Social do Sesc SP, Silvia Eri Hirao.

 Para consultar mais informações e se inscrever nas programações dos dias 28 e 29 de setembro, acesse o site da 3ª Semana do Turismo do Sistema Fecomércio MG: http://semanadoturismo.com/

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?