Sistema Fecomércio MG realiza a 3ª Semana do Turismo

2 de set de 2015

O Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos realiza, pelo terceiro ano consecutivo, a Semana do Turismo, evento que integra uma série de programações acadêmicas e culturais – como palestras, debates, oficinas e exposições – com o objetivo de difundir informações sobre a atividade em Minas Gerais. A iniciativa, que ocorre neste ano entre 28 de setembro a 2 de outubro, é uma referência ao Dia do Mundial do Turismo, estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e celebrado em todo o mundo no dia 27 de setembro, desde 1980. Os eventos preparados pelo Sistema Fecomércio MG acontecem simultaneamente em 42 unidades do Sesc e do Senac, além dos sindicatos representados pela entidade

Nesta edição, os temas centrais são o desenvolvimento e a inclusão no setor turístico, bem como tecnologia e indicadores. O Estado recebeu 7 milhões de visitantes internacionais em 2014, em função da Copa do Mundo. Segundo o Núcleo de Turismo da Fecomércio MG, apesar de toda a economia interna ser beneficiada pelo efeito multiplicador do turismo, o setor ainda necessita de investimentos mais robustos e efetivos.

Nessa perspectiva, as discussões da Semana buscam promover o diálogo entre a comunidade acadêmica, o mercado, o poder público e o consumidor final, como forma de fortalecer parcerias.

“A recente Pesquisa de Satisfação do Turista de Belo Horizonte, realizada neste ano pela área de Estudos Econômicos e o Núcleo de Turismo do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos, em parceria com a Belotur, revela que BH recebe um amplo volume de turistas do próprio Estado, demonstrando haver valoração da comunidade, mas pouca disseminação do valor do produto turístico, inibindo fluxos nacionais e internacionais”, analisa o assessor técnico do Senac, André Carvalho.

Belo Horizonte recebe as programações dos dois primeiros dias do evento e os demais acontecem no interior do Estado, nas unidades regionais do Sistema. A semana conta com a participação de especialistas, professores e autoridades do trade turístico. Veja abaixo a programação para os dias 28 e 29 de setembro, em Belo Horizonte. A programação completa pode ser conferida no site http://semanadoturismo.com/.

Programação – Semana do Turismo Fecomércio MG

  • 28 de setembro – 18h às 22h, no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG): avenida João Pinheiro, 161, centro de BH.

Painel: Desenvolvimento e Inclusão no Turismo

– Júlio Costa Mendes: professor da Universidade do Algarve (Portugal) e Vice-Diretor do primeiro Programa de Doutorado em Turismo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) pela mesma universidade

– Neusvaldo Lima: Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo (Mtur)

  • 29 de setembro – 14h às 17h, no auditório do Sesc: Rua Tupinambás, 956, centro de BH, 16º andar.

Painel: Desafios do desenvolvimento e inclusão no Brasil

– Bernardo Lazary Cheibub: Doutor em História, Políticas e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas, professor e pesquisador da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF)

– Silvia Eri Hirao: representante do Núcleo Gestão de Turismo Social do Sesc em São Paulo

– Leandro Pena Catão: Coordenador do curso de Gastronomia e do Centro de Pesquisa da Faculdade Senac – Unidade Belo Horizonte

  • 29 de setembro – 19h às 22h, no auditório do Sesc: Rua Tupinambás, 956, centro de BH, 16º andar.

Painel: Tecnologia e indicadores do turismo

– Rafael Oliveira: Diretor de Pesquisa, Informação e Estatística do Observatório do Turismo de Minas Gerais

– Angélica Vieira: Coordenadora do Eixo Educacional de Turismo, Hospitalidade e Lazer no Senac Santa Catarina

– Antônio Claret Guerra: Diretor Geral e editor do “Jornal MG Turismo”

Evento já é tradicional no Estado
Os números de 2014 evidenciam a efetividade e o sucesso da Semana do Turismo. A edição passada, que aconteceu entre 21 e 28 de setembro de 2014 e discutiu a relação entre turismo e Economia Criativa, envolveu 53 unidades do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos e reuniu um público de mais de 9.500 pessoas. Foram realizadas 220 atividades em 43 cidades de Minas, com a participação de oito profissionais do Brasil e do exterior fomentando as discussões.

O projeto é uma realização do Sistema Fecomércio MG em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?