Congresso Nacional do Sicomércio 2015

27 de out de 2015

A atuação sindical patronal é o grande tema da edição 2015 do Congresso Nacional do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio – Sicomércio, que será realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) de 28 a 30 de outubro, no Rio de Janeiro.

Os debates vão tratar de temas ligados a seis eixos que dão sustentação às entidades sindicais: relações sindicais, atuação legislativa, atuação gerencial, produtos e serviços, comunicação e representação. A participação de federações e dos sindicatos que integram o Sistema é fundamental para essa ação de fortalecimento da representação das empresas do setor.

A abertura oficial do evento acontecerá na noite do dia 28, com um jantar no Ribalta, na Barra da Tijuca. No dia 29, a partir das 9h, a programação começa com uma palestra magna do Ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), e se entende com diálogos/debates sobre Rotatividade e Produtividade; Modernização das Relações de Trabalho; e o Impacto do Custo Trabalhista na Produtividade das Empresas. Simples Trabalhista, Terceirização, Código Comercial e Insalubridade e Periculosidade são temas dos quatro diálogos que acontecem na parte da tarde, com a participação das entidades sindicais.

A programação do dia 30 também começa às 9h, com palestras magnas sobre os temas: Cenários e Perspectivas das Relações de Trabalho no momento atual; Desburocratização e Empreendedorismo como alavancas do desenvolvimento; Substituição Tributária e Ação Sindical com foco em resultados. Os diálogos/debates ocorrerão no período da tarde e discutirão: Educação para o Trabalho e Atuação Parlamentar, Atuação dos Sindicatos e Sustentabilidade das Entidades do Sistema; e Negociação Coletiva, também com a participação de dirigentes sindicais de todo o país.

O Sicomércio 2015 será realizado no Hotel Windsor Barra, localizado na Avenida Lúcio Costa, 2.630. Nos dois dias do evento, após os diálogos/debates, representantes das entidades sindicais discutem as propostas apresentadas para consolidar um documento com as conclusões.

A Fecomércio MG participa do evento por meio de seus diretores e presidentes dos sindicatos filiados com suporte técnico do jurídico da Federação.

Clique aqui e confira a programação completa.

*Conteúdo originalmente publicado no portal O Globo.