Envelhecimento ativo é destaque em evento em BH

8 de out de 2015

Sesc apresenta evento inédito em Minas Gerais, que conta com apoio da Fecomércio MG e do Senac

De 15 a 17 de outubro, Belo Horizonte recebe a primeira edição da Feira da Longevidade Ativa, uma iniciativa da Fundação de Educação Geni Nunes que conta com apresentação do Sesc e apoio da Fecomércio MG e do Senac. O evento será realizado na Serraria Souza Pinto e busca sensibilizar e informar governantes, empresariado e sociedade sobre o significado do “Envelhecimento Ativo”.

Durante a Feira, o Sesc realizará edições especiais do Minas ao Luar, com o grupo Canta Brasil; do Causos e Violas das Gerais, com os Violeiros de Madre de Deus; e do Sesc Chorinho e Samba na Praça, com Dona Jandira. Os corais do Sesc + Grupos, formados pelos participantes dos Grupos de Idosos, também se apresentam nos três dias de evento. Além disso, serão realizados aulão de ritmos e alongamentos; aferição da pressão; exame de glicemia capilar e exposição ‘Minha vida é um bordado com Guimarães Rosa’.

O público também vai conhecer a rede de hospedagem e as excursões oferecidas pelo Turismo Social do Sesc, além de concorrer ao sorteio de diárias de hospedagem. Haverá, ainda, degustação de sucos feitos a partir do reaproveitamento integral de alimentos e explicações sobre o trabalho do Mesa Brasil Sesc.

Durante o encontro, o SenacMóvel, carreta-escola do Senac,  vai oferecer duas oficinas de gastronomia por dia. Os participantes poderão relaxar com serviços como quick massagem e spa das mãos. Aos interessados em se capacitar, haverá o sorteio de um curso de até 40 horas, à escolha do ganhador.

A entrada na Feira da Longevidade Ativa será gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. Os alimentos serão distribuídos pelo Mesa Brasil Sesc.

Lançamento
Na noite dessa terça-feira (06/10), foi realizado o lançamento da Feira da Longevidade Ativa, no Sesc Palladium. O evento reuniu representantes do governo, empresários, apoiadores e convidados e contou com o show do grupo Demônios da Garoa, que está prestes a completar 73 anos de existência.

De acordo com o diretor de Administração e Finanças do Sesc, Jairo Gonçalves Silva, que na ocasião representou o presidente da Fecomércio MG, Lázaro Luiz Gonzaga, a Feira é uma iniciativa que vai ao encontro de uma das missões do Sistema, de transformação social. “Com essa atividade, poderemos divulgar, ainda mais, o trabalho que realizamos, privilegiando a saúde e possibilitando que esse público viva mais e melhor”, destacou.

Para a aposentada Mirtes Silva dos Santos, integrante do Grupo de Idosos do Sesc Floresta, a Feira da Longevidade Ativa será fundamental para quem quer continuar aprendendo. “É muito importante, pois estamos envelhecendo e precisamos adquirir novos conhecimentos e colocar em prática tudo isso. E, para ter uma longevidade realmente ativa, temos que descobrir coisas novas e tomar cuidado com a nossa saúde”, salientou.

Segundo o presidente da Fundação de Educação Geni Nunes, a Feira vem para levar conhecimento à população, mas, também, chamar a atenção da sociedade, do empresariado e do poder público sobre os anseios dessa faixa etária. “Achamos que essa foi uma forma democrática de mobilizar todo mundo. O idoso de hoje não é como o de antigamente e não quer ficar parado. Queremos dar a oportunidade de manter uma vida ativa e continuar contribuindo com a sociedade e com as outras gerações. A nossa expectativa é que essa possa ser uma semente para que outras iniciativas possam surgir”, afirmou.

Na ocasião, a jornalista Roberta Zampetti falou sobre o programa “Sou 60” que a Rede Minas lançará em breve e será voltado para o cotidiano dos idosos. Ela falou sobre o pioneirismo do Sesc em trabalhar com a longevidade. “Lembro que, há alguns anos, quando eu apresentava o programa Brasil das Gerais, o Sesc já tinha projetos voltados para dança e teatro para o público acima de 60 anos, quando ainda nem se falava de envelhecimento”, relembrou.

Clique aqui e saiba mais sobre a Feira da Longevidade Ativa.

Foto: Henrique Chendes.