Comissão debate proposta que beneficia micro e pequenas empresas

24 de nov de 2015

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio realiza audiência pública hoje para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLP) 45/15, que determina que os produtos ou mercadorias sujeitos à substituição tributária, quando adquiridos por microempresa ou empresa de pequeno porte enquadrada no Simples Nacional, terão o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) calculado à alíquota de 3,95%. A substituição tributária é um mecanismo de arrecadação que obriga um contribuinte a pagar o tributo devido por seus clientes ao longo da cadeia de comercialização. A proposta, do Senado, está em análise na comissão.

Para o deputado Eduardo Cury (PSDB-SP), que solicitou o debate, a substituição tributária é um importante instituto para a sistemática de arrecadação do ICMS e fundamental para a criação de um ambiente de negócios favorável aos investimentos produtivos no País. “Na medida em que o Projeto de Lei Complementar pode ter impactos expressivos tanto na erosão da receita tributária de estados e municípios, como na fragilização do modelo de substituição tributária, tornando o sistema tributário brasileiro ainda mais complexo, entendemos como essencial, particularmente no contexto de crise fiscal vivida pelo Brasil, que a proposta seja profundamente discutida antes da deliberação por esta comissão”, disse Cury.

Foram convidados para a audiência:
– o ministro da Fazenda, Joaquim Levy;
– o secretário da Fazenda do Estado de São Paulo e membro do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), Renato Augusto Villela;
– o técnico da Confederação Nacional dos Municípios, Wesley Rocha;
– o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Bruno Quick;
– o representante da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) no Comitê Gestor do Simples Nacional José Luiz Patta; e
– a presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), Luiza Helena Trajano.

Fonte: Agência Câmara Notícias