Sistema Fecomércio MG se une por atingidos pelo rompimento de barragem

19 de nov de 2015

Doações são entregues às vítimas por meio do programa Mesa Brasil Sesc

O Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos se mobiliza para levar água aos cerca de 270 mil habitantes do município de Governador Valadares que estão sem esse recurso devido à contaminação do Rio Doce. Até essa quinta-feira (19/11), as novas doações dos colaboradores do Sistema e de empresas que se solidarizaram com a campanha serão recolhidas por meio do Mesa Brasil Sesc, programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos.

As arrecadações em prol dos atingidos pelo rompimento da barragem no distrito de Bento Rodrigues já teve uma primeira fase, com entrega de donativos ao município de Mariana, nos dias 11 e 13 de novembro. Foram encaminhados 3.580 quilos de alimentos, 9 toneladas de material de limpeza (sabão em pó), 10 mil unidades de fraldas descartáveis, 5 toneladas de material de higiene pessoal, além de roupas de cama e brinquedos.

Na Fecomércio MG, a secretária executiva da Presidência, Alessandra dos Santos, 39, fez questão de ajudar. Participante de um grupo que, durante todo o ano, apoia asilos e creches, ela doou copos, pratos e talheres descartáveis, além de litros de água. “É uma forma de fazermos nossa parte. Cada um deve colaborar, da sua maneira, mesmo que de forma simbólica”, opinou.

A auxiliar administrativo Rose Nogueira, 50, trabalha na portaria do Senac. Lá, além de ter doado litros de água, ela também ajuda, recebendo doações e convidando os colegas para participar. “Me coloco no lugar das pessoas que estão naquela situação, que é algo que a gente não deseja para ninguém. A necessidade deles é enorme. Temos que ser solidários”, disse.

No Sesc, a sensação do motorista Genilson Gonçalves, 33, que dirigiu o caminhão que levou as doações à cidade de Mariana, é de felicidade por trabalhar ajudando os outros. “É gratificante”, afirmou.

Em Montes Claros, a unidade fixa do Mesa Brasil Sesc na cidade serviu de ponto de recepção e repasse de doações de água para Governador Valadares. Nesta quinta-feira (19/11), foram encaminhados galões que somam cerca de 9 mil litros, da Defesa Civil do município, além de donativos da Unimontes (131 litros), Corpo de Bombeiros (10 litros) e pessoas da comunidade (65,5 litros).

Unindo forças
Os itens são oriundos não só da solidariedade dos colaboradores do Sistema, mas também dos participantes do Ciclo Sesc e da campanha realizada no Dia Nacional da Coleta de Alimentos, no mês de novembro. Os supermercados Extra e Carrefour e a Unilever também participaram. Esta última ainda doou, nesta quarta-feira (18/11), mais 5 toneladas de material de higiene pessoal, como xampu, condicionador, creme corporal, creme dental, sabonete, dentre outros.

O gerente da Regional BH2 do Sesc, Miguel Roldão, acompanhou a entrega das doações em Mariana. Para ele, é um motivo de orgulho fazer parte de um Sistema com atuação social e que oferece, pontual e sistematicamente, auxílio a quem precisa. “Me sinto muito feliz por toda essa dedicação tão bonita”, declarou.

Voluntários e funcionários da Prefeitura de Mariana, como Gabriel Neme, 24, receberam as doações. Membro da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania do município e um dos organizadores da coleta, ele explicou que, antes da entrega às famílias de desabrigados, é feita uma triagem para checar a validade dos alimentos. “Agradecemos ao Sistema pela parceria junto ao município nesse momento tão difícil que estamos enfrentando, esse desastre no distrito de Bento Rodrigues e nas localidades próximas”, afirmou.

A professora pensionista Aparecida Pinto Santos, 49, largou tudo em casa para ajudar, como voluntária. “A partir do momento em que eu soube da tragédia, eu me prontifiquei a ajudar. Estou ajudando na área de alimentação, separando produtos. Para mim, faz muito bem. A gente chega em casa leve, dorme tranquila por saber que fez uma boa ação. Sinto uma paz”, contou.

Empresas se solidarizam com a iniciativa
Na quinta-feira (19/11), o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos vai coletar, por meio do Mesa Brasil Sesc, 77 mil litros de suco doados pela empresa Coca-Cola. A previsão é de envio à cidade nesta sexta-feira (20/11).

Também está confirmada a entrega de 66 mil litros de água e 30 mil litros de chá pronto, vindos da Nestlé. A data ainda está sendo definida. As doações foram intermediadas pelo Departamento Nacional do Sesc, por meio do Sesc Solidário, e o Regional Minas cuidará dos custos de transporte.

Sobre o Mesa Brasil Sesc
O Mesa Brasil Sesc, programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos, não ficou de fora. Com atuação sistemática no repasse de alimentos fora dos padrões de comercialização a instituições filantrópicas que atendam aos critérios para cadastramento, o Mesa oferece, ainda, auxílio pontual a vítimas de desastres ambientais, como no caso das cidades mineiras.