Conquistar consumidores digitais é estratégia para driblar a crise

Página Inicial / Notícia / Economia / Conquistar consumidores digitais é estratégia para driblar a crise
O comércio eletrônico vem crescendo ano a ano, impulsionado pela entrada de novas empresas e consumidores no mercado digital. Essa tendência deve permanecer ascendente em 2016, como aponta um levantamento realizado pela eMarketer. Segundo a projeção, o e-commerce nacional deve superar a marca de 41 milhões de consumidores digitais neste ano, alcançando um faturamento de US$ 22,46 bilhões. O desenvolvimento desse setor foi o tema da Conferência E-commerce Brasil Minas, realizado nos dias 26 e 27 de janeiro, em Belo Horizonte, com palestras técnicas, workshops e rodadas de negócios.

Durante o evento, o economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, promoveu um debate sobre as potencialidades do comércio virtual em um contexto de crise. “Mesmo diante de um cenário de instabilidade econômica, o mercado on-line mantém elevados índices de crescimento e pode ser visto como uma estratégia para quem deseja manter a sustentabilidade do seu negócio”, afirma Almeida, que apresentou dados da pesquisa sobre o comércio eletrônico da capital, elaborada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG.

O levantamento aponta que 47,9% dos consumidores de BH já realizaram compras on-line, principalmente de itens de moda e acessórios (52,6%), eletrônicos (45,7%) e eletrodomésticos (32,8%). “O e-commerce é, atualmente, uma opção real e acessível aos consumidores; eles são motivados, principalmente, pela praticidade (54,3%), pelos descontos oferecidos (50%) e pela possibilidade de pesquisa de preços (25,9%)”, destaca o economista.

Almeida observa, ainda, uma forte tendência no mercado on-line: a influência das redes sociais. “A pesquisa mostrou que elas já influenciaram 57,4% das compras dos consumidores entrevistados em BH, seja por meio de anúncios ou interações com outras pessoas”, avalia o especialista, enfatizando que 77,2% dos clientes verificam a opinião de compradores efetivos sobre os produtos que desejam adquirir.

Postagens Recentes