Federação se apresenta na Minas Expo 2016

30 de maio de 2016

Uma das diretrizes da Fecomércio MG é auxiliar a internacionalização das empresas mineiras, o que ocorre por meio do Núcleo de Negócios Internacionais e Turismo. Na última quarta-feira (25/05), a entidade deu mais um passo nesse sentido, com a palestra “Como participar em missões empresariais, grandes oportunidades para alavancar novos negócios”, apresentada em um painel pela analista de Comércio Exterior da Federação, Juliana Gomes, em parceria com a consultora Patrícia Moreira.

No painel, que fez parte da programação da 2ª Minas Eventos Expo 2016, no Minascentro, Juliana destacou os principais projetos realizados desde 2011, em parceria com o Sebrae e sindicatos representados pela Federação. Um deles foi a presença na NRF, maior feira de varejo do mundo, que acontece anualmente em Nova York, além das missões técnicas a Guadalajara, no México, com o Sincofarma, e a Orlando (EUA), com membros do Sindimaco, ambas em 2014. “As viagens de negócios proporcionam aos empresários uma grande oportunidade de aprendizado em outros países, para depois replicarem a todo o varejo”, pontua.

Juliana relatou que as missões são pautadas em visitas técnicas em pequenas e grandes empresas, visitas institucionais, rodadas de negócios e capacitação. A Fecomércio MG é responsável pelo planejamento, pelos contatos e pela execução da programação. Na volta ao Brasil, realiza-se um workshop, aberto ao público, para que os empresários possam disseminar o conhecimento que adquiriram no exterior.

A analista também exibiu vídeos com depoimentos de participantes de algumas das missões realizadas pela Fecomércio MG. Eles relataram como essa experiência superou as expectativas e abriu novos caminhos aos seus empreendimentos. O painel contou com a consultora Patrícia Moreira, que reforçou as vantagens de se ingressar nesses projetos para estudar o mercado internacional e abordou mais detalhadamente a parte prática das viagens.

A assistente financeira da Miami Piscinas, Valéria Brito, que atua na área de eventos, estava entre os profissionais que acompanharam as palestras. “Percebemos que há muitas possibilidades de divulgação de nossos produtos no exterior e que estamos bem pautados. Achei as explicações muito pertinentes e de grande valia. É muito importante que tenhamos essa visão macro”, analisou.

A Minas Eventos Expo 2016 ocorreu nos dias 24 e 25 de maio, com o objetivo de fomentar o turismo de negócios e eventos. Voltada para empresas, entidades e associações do setor, universidades e poder público, contou com ampla programação de palestras e workshops de capacitação, a fim de fomentar a cadeia produtiva, além de uma feira com mais de 50 expositores.