Pesquisa Mensal do Comércio tem variação positiva

15 de jun de 2016

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, neste mês, os números da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referentes a abril. O indicador de volume de vendas apresentou variação positiva de 0,5% em relação ao resultado de março. Na comparação com abril de 2015, porém, o índice retraiu 6,7%. O volume de vendas, que no acumulado em 12 meses caiu 6,1%, segue influenciado pela deterioração dos indicadores macroeconômicos e pela baixa confiança nos agentes na economia. Para o varejo ampliado, os índices de vendas seguem piores: -9,1% na comparação mensal e -9,7% no acumulado em 12 meses.

O economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, destaca que o varejo ainda sente o impacto da crise econômica que levou à retração do setor, em 2015. “As famílias continuam sendo afetadas pela inflação, pelas taxas de juros elevadas e condições adversas do mercado de trabalho. Esse pacote de indicadores impacta a confiança dos consumidores, gerando retração no consumo”, avalia Almeida.

Em Minas Gerais, o indicador mostrou estabilidade entre abril e março de 2016, para o varejo restrito. Nas demais bases de comparação o resultado foi de -1,3% em relação a abril de 2015, -0,8% no ano e -1,6% em 12 meses. O economista pontua que a resiliência apresentada pela inflação ainda não permite um aumento no consumo por parte da população que possibilite a recuperação do varejo. Para ele, “o recuo de mais de 6% na demanda das famílias no primeiro trimestre do ano explica o desempenho do setor”.

Acesse a Pesquisa Mensal do Comércio por meio deste link.

 

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?