Reunião do Conselho de Assuntos Tributários

26 de jul de 2016

Questões relacionadas a impostos e taxas foram debatidas na última reunião do Conselho de Assuntos Tributários da Fecomércio MG, no dia 29 de agosto. Um dos temas foi o Convênio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) nº 92/15, com o intuito de ser apurado qual o enquadramento correto das mercadorias na cobrança do tributo através da sistemática da substituição tributária. Esse debate é derivado de diversas consultas encaminhadas à Federação, uma vez que existem divergências entre os Estados na interpretação da norma. Outros assuntos examinados pelo Conselho foram o Projeto de Lei (PLP) 00381/14, que estabelece normas gerais sobre o processo administrativo fiscal no âmbito das administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Durante a reunião também foram retomadas as análises do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 125/15, que propõe a modificação do Simples Nacional; o PLP 239/16, que determina que a quebra do sigilo bancário do contribuinte da Receita Federal seja realizada apenas após autorização judicial; e o PLC 129/07, que dispõe sobre a decadência do direito da Fazenda Pública proceder ao lançamento tributário.

Os conselheiros informaram que será encaminhado ofício para a Secretaria de Fazenda do Estado de Minas Gerais sobre uma demanda dos empresários atacadistas em relação ao tratamento diferenciado do setor, face as peculiaridades da atividade.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?