Mídias sociais a favor do turismo

3 de ago de 2016

Milena Soares, Núcleo de Turismo da Fecomércio MG

A influência das mídias sociais no setor turístico tem aumentado cada vez mais. Desde o surgimento de ferramentas on-line, como o TripAdvisor – site que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados a viagens –, o compartilhamento de conteúdo e opiniões se tornou comum na tomada de decisão do turista na hora de escolher um destino para viajar.

Nessa nova realidade, Facebook, Twitter, Instragram, Snapchat, entre outros, também se tornaram relevantes no processo de compra. Uma pesquisa divulgada em 2015 pela empresa de consultoria comScore, revelou que brasileiros são líderes no tempo gasto nas redes sociais, com uma média 60% maior do que a do resto do planeta. Segundo o estudo, o Facebook é a maior rede social em número de visitantes únicos (58 milhões).

As empresas que ainda não se inseriram no mundo digital precisam estar atentas. O uso das mídias sociais pode ser uma oportunidade de crescimento, exercendo um papel importante para a aproximação com o cliente final e a geração de dados para novas estratégias de marketing digital.

No entanto, o empresário da cadeia produtiva do turismo precisa ter consciência de que a gestão das mídias sociais requer acompanhamento constante, investimento de tempo e atenção ao consumidor. Caso contrário, pode-se gerar uma imagem negativa, principalmente em se tratando de uma atividade intangível como o turismo, que necessita do encantamento prévio do visitante.

É muito importante interagir e responder os clientes de forma rápida e personalizada, oferecendo uma solução assertiva ao problema ou questionamento levantado. Essa também é uma forma de conhecer melhor os principais gargalos e oportunidades do negócio, auxiliando o desenvolvimento da empresa.

Existem ferramentas gratuitas no mercado que podem facilitar essa gestão. Um exemplo é o Hootsuite, ferramenta on-line de gerenciamento de redes sociais, na qual é possível acompanhar, em tempo real, contas no Twitter, Facebook, Google+, Linkedin, entre outras. O Hootsuite também possui a opção de buscar palavras-chave de interesse da marca e verificar todas as citações sobre o tema. Além disso, há a possibilidade de agendamento de posts, definindo conteúdos para todas as redes em horários e datas específicos. Por meio desses agendamentos é gerada, ainda, uma tabela de controle, na qual são exibidos todos os posts, futuros e passados, divididos por dia e hora, entre outras facilidades.

É possível encontrar em sites de busca diversas ferramentas e mecanismos com dicas para o uso das mídias que podem facilitar o seu dia a dia. Mas não se esqueça: acompanhar as mudanças nas principais mídias, planejar e gerir os canais são passos fundamentais para conseguir resultados positivos.