Vendas do comércio começam a ganhar fôlego

Página Inicial / Notícia / Economia / Vendas do comércio começam a ganhar fôlego

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os números da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referentes ao mês de junho. O Indicador de Volume de Vendas cresceu 0,1%, em relação a maio. Já na comparação com junho de 2015, o índice retraiu 5,3%. O volume de vendas, que no acumulado em 12 meses caiu 6,7%, segue influenciado pela deterioração dos indicadores macroeconômicos e pela baixa confiança nos agentes da economia. Para o varejo ampliado, os índices de vendas seguem piores: -8,4% na comparação mensal e -10,1% no acumulado de 12 meses.

O economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, destaca a queda menos intensa (0,5%) apresentada no segundo trimestre do ano. “Apesar do quadro ainda desfavorável para o comércio, percebe-se uma queda menor no volume vendido no segundo trimestre de 2016, marcada, principalmente, pela desaceleração da inflação”, explica.

Em Minas Gerais, o indicador mostrou expansão de 0,5% na comparação de junho com maio de 2016, para o varejo restrito. Nas demais bases de comparação, o resultado foi de -0,1%, em contraponto com junho de 2015, -1,1% no ano e -1,5% em 12 meses.

Dados do setor de serviços, explorados pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), mostraram novo recuo da atividade. Na comparação mensal, as atividades do terceiro setor recuaram 3,4%, comparando junho de 2016 com junho de 2015. Resultados negativos também podem ser observados nas demais bases de comparação: -4,9% no acumulado de 2016 e em 12 meses.

Acesse os estudos nos links abaixo:

Postagens Recentes