Menos 1,32 milhão de vagas de emprego em 2016

30 de jan de 2017

1,32 milhão de empregos formais encerrados. Esse foi o saldo que o mercado de trabalho apresentou em 2016, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A diferença entre o número de admitidos e desligados, apesar de elevada, foi inferior à observada em 2015 – ano em que o saldo negativo acumulou 1,54 milhão.

O setor de serviços, considerado o maior gerador de vagas (6,08 milhões de admitidos), foi responsável pelo maior impacto no total, com cerca de 400 mil demissões. Construção civil, indústria e comércio fecharam, respectivamente, 359.678, 347.084 e 204.372 empregos. O economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, afirma que o resultado negativo pode ser atribuído à economia enfraquecida, mas ressalta a menor queda de empregos formais, em relação a 2015, um sinal de desaceleração da recessão. “O ano passado, assim como o anterior, apresentou forte deterioração dos indicadores macroeconômicos, refletindo, sobretudo, no nível de emprego. Apesar da recente reversão desses indicadores, é esperado que as contratações respondam de forma positiva apenas a partir do segundo semestre deste ano.”

Em Minas Gerais, cerca de 118 mil postos de trabalho foram fechados, sendo a indústria o setor com o maior número de encerramentos.

 

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?