Curso prático de comércio exterior

Página Inicial / Notícia / Negócios Internacionais / Curso prático de comércio exterior

Uma das diretrizes da Fecomércio MG é auxiliar a internacionalização das empresas mineiras. Contribuir para a implantação de uma cultura de comércio exterior nas corporações, reforçando que a atuação em novos mercados não é um objetivo distante – nem mesmo para microempresas e empresas de pequeno porte – faz parte dessa meta. Nesse contexto, a entidade realiza, nos dias 17 e 24 de março, o Curso Prático de Comércio Exterior, que abordará os fundamentos da exportação e importação de produtos, além de um módulo sobre negociações internacionais.

De acordo com a analista de Comércio Exterior da Fecomércio MG, Juliana Gomes, o intuito é oferecer as bases para os empresários com interesse em conhecer as exigências da atividade internacional e ingressar no setor. “O mercado externo é uma excelente maneira de ampliar oportunidades, porém é mais rigoroso. Exige preparo e planejamento”, destaca. O público-alvo são empresários, gestores e profissionais que lidam com comércio exterior, contadores, e estudantes e outros interessados na área.

O curso será ministrado pelo professor Henrique Mascarenhas, administrador de empresas com habilitação em Comércio Exterior e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com mais de 12 anos de experiência na área, atuando em empresas e indústrias do Brasil e exterior. Pela FGV, ele é certificado em Estratégia de Empresas, em Ética (em parceria com a Universidade da Califórnia), e em Didática do Ensino Superior. É consultor e professor de Comércio Exterior e Negócios Internacionais da GS Educacional.

SERVIÇO: Curso Prático de Comércio Exterior

Data: Dias 17 e 24 de março (carga horária de 8h por dia).
Horário: 8h30 às 12h – 13h às 17h30
Local: Fecomércio MG (Rua Curitiba, 561 – Centro / BH)
Valor: R$ 390,00 à vista, no boleto, ou R$ 490,00, em até 10X no cartão.
Preço promocional para inscrições realizadas até 20/02: R$ 350,00, à vista, no boleto.
Inscriçõeswww.fecomerciomg.org.br/2017/02/curso-pratico-de-comercio-exterior

Conteúdo:

Módulo Importação e Exportação

Incoterms – International Commercial Terms

• Habilitação da empresa no radar:
  • Classificação fiscal de mercadorias;
  • Importação terceirizada;
  • Logística aplicada ao Comércio Exterior;
  • Modalidades de pagamento;
  • Sistemática de Comércio Exterior;
  • Documentação;
  • Cálculo de tributos e despesas incidentes na importação;
  • Investigações e defesa comercial;
  • Estimativa de custos da mercadoria a ser importada;
  • Tratamentos administrativos na importação;
  • Barreiras técnicas para a exportação e para a importação;
  • Captação de clientes, fornecedores e oportunidades de negócios no exterior;
  • Localização de fornecedores no exterior;
  • Importação paralela;
  • Planejamento do processo de exportação;
  • Planejamento do processo de importação;

Módulo: Técnicas de Negociação Internacional

• O que é negociar;
  • Estilos de negociação (modelos de comportamento adotados pelas pessoas);
  • Linguagem assertiva;
  • Modelo desenvolvido na Universidade de Harvard que pode ser usado nas negociações;
  • Aplicação das técnicas de negociação internacional;
  • Influência no processo de negociação internacional.