Sesc inaugura Colégio em Araxá

2 de fev de 2017

Cibele Neves

A manhã dessa quinta-feira (02/02) foi de novos começos para a educação em Araxá. Isso porque foram iniciadas no município as atividades do Colégio Sesc, unidade que oferece Ensino Fundamental I (do 1º ao 4º ano) gratuito para crianças de 6 a 9 anos de idade, e está instalada nas dependências do Sesc Araxá.

Na recepção aos alunos no primeiro dia de aula, foi realizada a solenidade de inauguração, seguida de visita guiada para apresentação das dependências do Colégio Sesc aos presentes. A nova unidade de ensino conta com sistema de horário integral, em que no contraturno escolar serão oferecidas atividades diferenciadas para os 240 alunos matriculados, como aulas de capoeira, ioga, música, teatro, dança, entre outros. O espaço conta também com salas de cinema e de descanso; laboratórios de informática e de robótica. O objetivo do Colégio Sesc é promover a educação de qualidade, focada na formação integral do indivíduo, colaborando para a construção de uma nova realidade, com cidadãos críticos sobre seu papel na sociedade.

Com grandes expectativas em relação ao que o Sesc se propõe a oferecer ao filho Carlos Eduardo, Fernando Carlos Chadu Santos demonstra confiança. “Sei que aqui ele terá o melhor. Estamos encantados com a proposta do Colégio Sesc. Ele já participava do Projeto Habilidades de Estudo (PHE)  e teve uma evolução muito grande, não apenas no sentido de conhecimento, mas de desenvolvimento como pessoa. Por isso, quando soube da vinda do Colégio eu não tive dúvidas em tentar uma vaga. Estou muito feliz porque conseguimos e ansioso sobre todos os trabalhos culturais, de lazer e outras atividades que serão realizadas com ele e com as outras crianças”, relatou.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos, Lázaro Luiz Gonzaga, inaugurar mais uma unidade de ensino do Sesc é motivo de grande alegria e satisfação. “Temos aqui um modelo ideal de ensino, que entendemos que deveria ser um modelo nacional. Aqui o aluno recebe material, uniforme e alimentação, além de ficar o dia todo, o que colabora para que a criança se mantenha instruída”, considerou.

Para o diretor regional do Sesc, Luciano de Assis Fagundes, a inauguração é um marco para o município de Araxá e também para o Sesc. “Teremos aqui alunos que ficarão conosco de segunda a sexta-feira, em horário integral, que, além de todas as disciplinas da matriz obrigatória, terão diversas atividades no contraturno escolar única e exclusivamente para se formarem como cidadãos cada vez mais competentes. Estamos aqui formando aqueles que nos sucederão, que serão os futuros líderes do nosso país.  Qualquer nação só se desenvolve por meio da educação”, disse.

Também estiveram presentes o diretor regional do Senac em Minas, Gustavo Henrique Escobar Guimarães; o presidente do Sindicato do Comércio de Araxá, Rodrigo Natal Rocha; o conselheiro do Sesc e vice-presidente da Fecomércio MG José Donaldo Bittencourt Junior; a conselheira do Senac e presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio, Dayse Lúcia Alves; a vice-prefeita de Araxá, Lígia Jordão, e o deputado estadual Bosco.

A educação formal no Sesc

O Sesc iniciou a atuação no ensino formal em fevereiro de 2014, com criação dos primeiros Colégios Sesc, nas três áreas de ensino: Educação Infantil, em Contagem; Ensino Fundamental, em Governador Valadares, e Ensino Médio, em Teófilo Otoni.

Desde o começo, o Sesc propõe um modelo diferenciado como proposta pedagógica, a fim de que seus alunos sejam desenvolvidos em um âmbito integral e não apenas nas práticas disciplinares. As turmas são reduzidas e os alunos podem desfrutar da infraestrutura que as unidades do Sesc possuem, como piscinas e quadras poliesportivas. Além disso, oferece material didático gratuito, uniforme e refeições balanceadas.

Além da inauguração do Colégio Sesc em Araxá, outra unidade de ensino passa a funcionar também em fevereiro, será o Colégio Sesc em Montes Claros, com Educação Infantil. No total, considerando os cinco Colégios, a partir de 2017, serão 1.008 estudantes fazendo parte da rede de ensino formal do Sesc.

*Crédito da foto – Adriano Hamaguchi