A Contribuição Confederativa é um dos instrumentos utilizados pelas entidades sindicais para a manutenção e o desenvolvimento das ações de fortalecimento do comércio de bens, serviços e turismo. Prevista em lei (artigo 8º da Constituição Federal e 513 letra “e” da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT), ela tem valores e datas de cobranças definidos em assembleia geral extraordinária de cada sindicato. O investimento varia de acordo com o número de empregados declarado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e é devido também para empresas sem funcionários.

O coordenador de Arrecadação da Fecomércio MG, Túlio de Oliveira Carvalho, ressalta que a Contribuição Confederativa é importante para o fortalecimento das entidades sindicais junto ao setor de atuação. “A Contribuição é imprescindível para a manutenção e o custeio do sistema confederativo em sua missão de defender, orientar e disponibilizar convênios e serviços às empresas representadas.”

A empresária Elila Waisberg, da empresa Cerâmica Art Waiberg, entende a necessidade de estar em dia com as contribuições e destaca a relevância dos produtos e serviços oferecidos pela Fecomércio MG. “Eu utilizo o serviço de plano de saúde feito por intermédio da Federação há quase 20 anos e nunca encontrei uma oferta similar. Além da alta qualidade, o plano conta com um preço diferenciado de mercado, o que considero uma contrapartida vantajosa e eficiente.”

Mais benefícios

O empresário em dia com as contribuições patronais conta com uma série de benefícios disponibilizados pela Fecomércio MG para auxiliá-lo na gestão e no crescimento do negócio. Um deles é o acesso a planos de saúde, citado acima pela Elila, com abrangência estadual e disponível para funcionários e dependentes. Outro destaque é a Assessoria Econômica, que difunde o conhecimento das tendências do mercado por meio de pesquisas de opinião pública e avaliação do potencial de consumo, com a finalidade de garantir mais segurança na tomada de decisões estratégicas. A Assessoria Jurídica especializada assiste o empresariado mineiro nas áreas tributária, fiscal e trabalhista, entre outras. Já a Assessoria em Negócios Internacionais fornece orientações no âmbito de exportação, importação, preferências outorgadas pelos acordos internacionais que o Brasil participa, certificado e normas de origem, declaração de livre venda e demais vertentes ligadas ao comércio exterior.

Para obter mais informações sobre a Contribuição Confederativa e os benefícios para as empresas representadas, clique aqui ou entre em contato pelo e-mail sas@fecomerciomg.org.br ou telefone 0800 031 2266.