Palestra esclarece caminhos para a exportação

Página Inicial / Notícia / Palestra esclarece caminhos para a exportação

O Banco do Brasil, em parceria com a Fecomércio MG, promoverá palestra gratuita sobre o Programa de Financiamento às Exportações (Proex), principal instrumento público de apoio às exportações brasileiras de bens e serviços. O evento é gratuito e destinado a representantes de empresas exportadoras.

Criado com o objetivo de conceder às exportações condições equivalentes às do mercado internacional, o Programa está disponível em duas modalidades operacionais: financiamento e equalização. O Banco do Brasil atua com exclusividade como o agente financeiro da União responsável pela sua gestão.

As inscrições podem ser realizadas pelos telefones (31) 3205 3294 / 3292 / 3029 – Gerência de Comércio Exterior do Banco do Brasil.

Evento: Palestra “Proex – Programa de Financiamento às Exportações”
Data: 24 de maio de 2017
Local: Auditório da Fecomércio – Rua Curitiba, 561/ 12º andar, Belo Horizonte

MODALIDADES DO PROEX

1-) Financiamento: Financiamento direto ao exportador brasileiro ou importador, com recursos financeiros obtidos junto ao Tesouro Nacional.  Essa modalidade de apoio está voltada fundamentalmente para o atendimento às micro, pequenas e médias empresas. Destina-se a empresas brasileiras exportadoras de bens e serviços com faturamento bruto anual de até R$ 600 milhões. As principais vantagens são:

• Prazo de 60 dias a dez anos, definidos de acordo com o valor da mercadoria ou a complexidade do serviço prestado;
  • Parcela financiada de até 100% do valor da exportação para os financiamentos com prazo de até dois anos, e de até 85% do valor da exportação nos demais casos;
  • Taxas de juros praticadas no mercado internacional;
  • Pagamento em parcelas semestrais, iguais e consecutivas;
  • Não há limite mínimo de valor ou de quantidade de mercadoria por operação ou embarque;
  • Garantias – aval, fiança, carta de crédito de instituição financeira de primeira linha ou seguro de crédito à exportação.

2-) Equalização: Neste caso, a exportação brasileira é financiada pelas instituições financeiras estabelecidas no País ou no exterior e o PROEX arca com parte dos encargos financeiros incidentes, de forma a tornar as taxas de juros equivalentes às praticadas internacionalmente. Destina-se a empresas brasileiras de qualquer porte, exportadoras de bens e serviços, tendo como beneficiário da equalização as instituições financeiras financiadoras. As principais vantagens são:

• As características do financiamento (prazo e percentual financiável, taxa de juros e garantias) podem ser livremente pactuadas entre as partes, e não necessariamente devem coincidir com as condições de equalização;
  • Prazo de 60 dias a dez anos, definidos de acordo com o valor da mercadoria ou a complexidade dos serviços prestados;
  • Percentual equalizável de até 85% do valor da exportação;
  • O pagamento ao financiador ocorre por intermédio da emissão de Notas do Tesouro Nacional, da Série I (NTN-I).

Entre em contato conosco. Retornaremos o mais breve possível.