Dez atitudes de líderes de sucesso

6 de jul de 2017

Manter a equipe motivada e inspirada e ter uma relação aberta e transparente com seus colaboradores são apenas dois dos vários desafios de um bom líder. As empresas, atentas a esse perfil, buscam cada vez mais recrutar profissionais com tais características para compor seu quadro de colaboradores. Uma pesquisa elaborada este ano pela Robert Half, companhia especializada em recrutamento, mostrou que nove em cada dez empresas brasileiras possuem pessoas com perfil de liderança. Mas engana-se quem pensa que só existem líderes natos: essa função pode ser desenvolvida e aperfeiçoada.

É possível aprender a motivar seus colaboradores por meio da adoção de algumas atitudes à sua rotina, como explica o professor de Gestão de Pessoas dos MBAs da Faculdade IBS – Fundação Getúlio Vargas (FGV), Daniel Kroeff. O especialista acredita que, além de conhecer a si mesmo, um bom líder deve aprimorar seus conhecimentos, gostar de servir ao outro e até mesmo recorrer à ciência para alcançar o tão almejado sucesso.

Confira dez dicas listadas por Kroeff para quem deseja se desenvolver como líder.

  • Conheça a si mesmo. Invista em autoconhecimento e no desenvolvimento pessoal.
  • Sirva as pessoas. Seja um líder servidor. Direcione suas ações para as pessoas – ajudando-as em tudo que precisam – e na busca por resultados – cobrando seus colaboradores e mostrando como cada um pode ajudar a equipe a alcançar as metas traçadas.
  • Tenha integridade e clareza de propósito. Articule seus valores e objetivos, e seja implacável ao priorizá-los. Trabalhe duro.
  • Observe o mercado. Pesquise as práticas mais eficientes e eficazes das melhores empresas do mundo no seu segmento.
  • Tenha foco. Busque desenvolver expertise em seu campo de atuação, conecte-se às pessoas e lembre-se de equilibrar os processos de aquisição de conhecimento e a intuição.
  • Pratique mindfullness. A palavra denota a busca pela atenção plena e por foco profundo no presente. Ao adotar o mindfullness na sua rotina, o líder pode chegar a um estado meditativo que permite insights e o desenvolvimento de inovações disruptivas, aquelas capazes de criar algo novo ou desestabilizar o mercado. Treine seu cérebro assim como você treina seu corpo na academia.
  • Recorra à ciência. Adote métodos e ferramentas neurocientíficas relacionadas à expansão de sua capacidade cerebral a fim de aumentar seu nível de felicidade. Cientistas como Henriette van Praag, do Laboratório de Neurociências do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, acreditam que, mesmo na fase adulta, nosso cérebro pode produzir novas células nervosas embrionárias, conhecidas como células progenitoras. Mas, para isso, é preciso estimular o órgão com hábitos como uma atividade física regular. Essas células são ligadas ao desenvolvimento de novas habilidades cognitivas.
  • Mantenha o pensamento positivo. Otimize o funcionamento do seu cérebro.
  • Desenvolva sua espiritualidade. Examine e teste seus valores, e ouça atentamente os pontos de vista dos outros, sobretudo quando forem divergentes de suas análises.
  • Ame o que faz. De nada adiantam essas dicas se você não se sente motivado naquilo que trabalha. Se você não gosta da sua rotina e não respeita as pessoas com quem trabalha, pense em alternativas.

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?