Faturamento do turismo sobe 4,3% no 1º trimestre

18 de jul de 2017

Com a economia apresentando sinais de recuperação, o setor de turismo também começa a reencontrar os resultados positivos. É o que mostra o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo (BDET), divulgado pelo Ministério do Turismo, que aponta para a alta de 4,3% no faturamento das empresas do ramo entre janeiro e março deste ano.

Os aumentos no faturamento médio foram registrados em cinco dos sete segmentos pesquisados. Entre os destaques, o maior foi o crescimento de 21,3% das operadoras de turismo. Das empresas organizadoras de eventos, o avanço foi de 6,9%, enquanto o transporte aéreo registrou alta de 5,4%. Em contrapartida, houve quedas de 0,4% no setor hoteleiro e 6,4% no turismo receptivo.

O crescimento de demanda nas viagens internas foi um dos fatores que contribuiu para a melhoria dos resultados. Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas revelou que os as compras de passagens aéreas com destinos nacionais cresceram 5,4%. A Fundação aponta que esse crescimento é dado pelo aumento de feriados prolongados e pela situação da economia interna.

A analista de turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, explica que o incremento da demanda interna se relaciona diretamente com a situação econômica do país. “A diminuição do poder de compra leva o consumidor a optar por viagens mais curtas e próximas à sua localidade”, analisa. Milena também acredita que a maior procura por viagens internas se deve aos esforços da cadeia produtiva do turismo interno, com medidas que buscam facilitar o acesso à atividade no país, como o programa Brasil Mais Turismo e o Programa Brasil de Braços Abertos.

Em âmbito local, uma pesquisa realizada pela Fecomércio MG comprova esse crescimento interno no setor do turismo. De acordo o levantamento Perfil do Turista Belo-Horizontino, cerca de 67,4% dos consumidores da capital fizeram, pelo menos, uma viagem nos últimos 12 meses, sendo que 40,3% optaram por destinos dentro de Minas.