Minas Gerais lança rota de turismo religioso

16 de ago de 2017

Minas Gerais traz em sua bagagem uma cultura religiosa muito forte. As peregrinações e as festas religiosas fazem parte do calendário de várias cidades mineiras e são as principais responsáveis por movimentar o turismo no Estado. Essa história de fé será celebrada entre os dias 1º a 3 de setembro, durante a abertura do II Salão Nacional do Turismo Religioso. Nesse evento, será lançado oficialmente o Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) e a Romaria 550, que liga o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté, ao Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida do Norte, no Estado de São Paulo. O trajeto inclui 32 municípios mineiros e seis paulistas, num percurso de mais de mil quilômetros. A ação conta com o apoio do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac.

Com o objetivo de fortalecer o turismo religioso no Estado, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) aposta na diversificação da oferta turística nas regiões que abrangem a rota, contribuindo para a manutenção da tradição histórico-cultural das comunidades locais. “Desde o período colonial, Minas Gerais sempre deu grande valor ao turismo religioso. Em nossa gestão estamos trabalhando para que o setor continue crescendo e atraindo cada vez mais turistas para cá, na expectativa de que o Estado se desenvolva economicamente e continue sendo referência para os fiéis”, afirma o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria.

Romaria 550

No dia 3 de setembro, os participantes que vão percorrer o caminho a pé sairão do Santuário da Piedade, chegando no dia 9 de outubro ao Santuário Nacional de Aparecida, quando será celebrada a missa solene, uma recepção aos romeiros e ao reconhecimento do Crer como uma romaria oficial de peregrinação.

Para o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, “a singularidade do Caminho Religioso da Estrada Real reside na riqueza e na beleza do seu conjunto paisagístico e arquitetônico, particularmente sacro. Esse é um dos projetos com maior potencial turístico de Minas e, por isso, merece atenção de todos os mineiros. O Crer precisa estar no coração de cada mineiro, nos projetos empresariais e nos investimentos governamentais”.

Na ocasião, estarão disponíveis quatro modalidades para percorrer todo o percurso: a pé, de bicicleta, a cavalo ou com veículos 4×4 Off Road. Elas serão conduzidas por operadores com expertise em suas áreas.

Para mais informações de como participar da Romaria 550, basta acessar o site: www.sacrumbrasilidades.com

Compartilhe nas redes sociais

Fale Conosco!
Fale conosco!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?