Senac leva conhecimento ao Festival de Tiradentes

Página Inicial / Notícia / Cursos e eventos / Senac leva conhecimento ao Festival de Tiradentes

Entender os processos produtivos e levar a experiência gastronômica mineira ao país. Essa é a proposta do Senac, entidade do Sistema Fecomércio MG, para o 20º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que acontece até o dia 27 de agosto. O evento contará com aulas show, espaço interativo e cozinha ao vivo, além de almoços e jantares temáticos promovidos dentro do 6º Fórum Senac – Gastronomia e Cultura.

Nesta edição serão apresentadas novas etapas do projeto “Primórdios da Cozinha Mineira”, feito pelo Senac para mapear, resgatar e preservar os hábitos, técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes do Estado. O projeto conta como atividade de extensão com os alunos do curso de graduação tecnológica em Gastronomia da instituição.

O gerente de produtos de Turismo, Hospitalidade, Lazer e Produção do Senac, Hans Eberhard Aichinger, avalia que a parceria do Senac com o festival fortalece a imagem gastronômica do Estado com o público e mostra sua potencialidade. “Nossa ideia é fazer com o que o visitante, os moradores e a comunidade acadêmica envolvida entendam que é possível converter itens cotidianos em alta gastronomia, sem perder suas características”, afirma.

Tuk-tuk gastronômico se destaca

Um dos atrativos da programação do Senac, segundo Aichinger, é o tuk-tuk gastronômico. O veículo, muito popular na Ásia, percorrerá as principais ruas de Tiradentes e levará a experiência de uma refeição completa – e de alta gastronomia – ao público do festival. “Em cada volta do veículo, duas pessoas serão escolhidas para degustar uma refeição feita com ingredientes dos primórdios da cozinha mineira”, explica o gerente. Entre eles, estão o queijo do Frei Rosário, o hidromel do Caraça, a horta dos primórdios com taioba e ora-pronóbis, e a farinha de inhame.

Plantas Alimentícias não Convencionais

A presença do Senac também contempla a apresentação do uso gastronômico das Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs). Taioba, ora-pronóbis, bertalha, beldroega e picão preto compõem a Horta Histórica do “Primórdios da Cozinha Mineira”. “Esses ingredientes eram usados na alimentação há 250 anos e deixaram de ser consumidos com a globalização e a industrialização. Hoje, quase um terço do nosso bioma pode ser consumido, mas dificilmente encontramos todas as opções em mercados. Com o projeto, estamos devolvendo à cultura mineira essa forma tradicional de se alimentar”, ressalta Hans.

Programação educacional e gastronômica

O Senac preparou para essa edição uma vasta programação educativa e gastronômica para promover os sabores e as tradições da cozinha mineira. Quatro espaços receberão oficinas, aulas demonstrativas e momentos de degustação preparados pela instituição.

Na Praça da Rodoviária, a Cozinha ao Vivo receberá os chefs que prepararão releituras contemporâneas de vários pratos famosos da culinária mineira. O evento também acontece na Praça das Vertentes.

Quem estiver na cidade também poderá acompanhar, na Praça do Conhecimento, o Espaço Aulas e o Espaço Interativo. Enquanto o primeiro é destinado a aulas teóricas e demonstrações de preparos e degustações, no segundo o público poderá colocar a mão na massa, sob a supervisão de renomados chefs brasileiros.

Na Pousada Senac Tiradentes, os visitantes contam com uma programação formada por aulas demonstrativas e palestras ministradas pelos chefs convidados.

Para participar de todas as oficinas e workshops, é preciso se inscrever no local de cada evento, obedecendo a ordem de chegada. A participação é gratuita e todos os eventos são supervisionados por chefs e alunos do Senac.

6º Fórum Senac – Gastronomia e Cultura no 20º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes
Atividades: aulas, cursos, palestras e degustações. Inscrições gratuitas, no próprio espaço, por ordem de chegada.
Data e horário: até 27/8, em horários variados
Local: Tiradentes/MG